Para ter sucesso no mercado de afiliados, é preciso encontrar palavras-chave mais rentáveis. Essas palavras são buscadas diariamente por milhares de pessoas interessadas em comprar determinados produtos. Se você não aparecer na busca por essas palavras, você está fora do jogo.
Saiba como escolher as palavras corretas para começar a vender ou até mesmo aumentar suas vendas no Hotmart.
Um dos grandes problemas para quem está iniciando no mercado de afiliados é encontrar um nicho e um produto para promover. Essa é uma dificuldade comum e eu mesmo já divulguei muitos produtos que não deram certo porque não soube encontrar as palavras-chave ideais para conseguir realizar uma venda.
Com o crescimento do Hotmart como plataforma de afiliados, o que eu mais vejo é pessoas divulgando os produtos mais quentes e manjados e não tendo sucesso algum. Sempre os produtos escolhidos por quem está iniciando no mercado de afiliados são dos mesmos nichos: emagrecimento, ganhar dinheiro na internet e relacionamento. Você se identifica com isso?
Usando pistas para encontrar a palavra-chave principal
Existem pessoas que usam diferente ferramentas para encontrar palavras-chave para divulgar produtos no Hotmart. Algumas usam o planejador de palavras do Google, outras pesquisam na internet e outras tiram ideias aleatórias da cabeça (esse é o pior).
Eu gosto de usar os dados fornecidos pelo próprio Hotmart para encontrar bons produtos. Estar entre os mais quentes nem sempre é sinal de sucesso. Eu avalio alguns fatores qualitativos ao invés de focar apenas em números, como qualidade da página de vendas, qualidade do vídeo de vendas e comentários sobre o produto.
No Hotmart, o primeiro passo é ir em “Mercado” e procurar um nicho que mais se adapta ao que você quer promover. Se você gosta de violão, é interessante que promova algo nessa área, pois você tem noção do mercado e das necessidades das pessoas que querem aprender violão, por exemplo. Isso não impede de você divulgar produtos de outras áreas, de forma alguma, mas isso facilita no momento de criar conteúdo.
Como usar os dados do Hotmart para encontrar os produtos certos
Dentro do Hotmart, você pode escolher o segmento do produto que deseja promover. No caso abaixo, escolhi o segmento de “Culinária e gastronomia” e filtrei pelos produtos de maior temperatura.
Como disse anteriormente, os produtos mais quente nem sempre vão ser os melhores para divulgar, pois geralmente a concorrência para eles é alta, tendo em vista que existem milhares de pessoas promovendo. No caso acima, os produtos estão com 62,99 graus, longe dos 150 graus, que é a temperatura máxima do Hotmart. Nesse caso, eu arriscaria algum desses produtos.
Outro ponto para se levar em consideração é a comissão paga pelo infoprodutor. Eu geralmente trabalho com comissões acima de 40%. Produtos com preço baixo também não valem muito a pena, pois você vai gastar tempo e dinheiro para ganhar muito pouco. Não parece muito lógico, pois o esforço que você tem pra divulgar um produto de R$ 300 é praticamente o mesmo para divulgar um produto de R$ 100, vai por mim!
Depois de encontrar o produto ideal, vamos usar o Planejador de palavras-chave do Google para encontrar nossas palavras mágicas. A dica aqui é procurar palavras com baixa concorrência, pois é muito mais fácil de se posicionar no Google e vender rápido. Minha dica aqui é escolher as palavras com menos de 1.000 pesquisas mensais (importante!).
Outro ponto importante na hora de escolher palavras-chave rentáveis é usar termos para atrair um público qualificado (leads quentes) interessado no seu produto. Eu geralmente utilizo alguns termos para encontrar as palavras que vendem, por exemplo:
- onde comprar [nome do produto]
- quanto custa [nome do produto]
- [nome do produto] funciona?
- [nome do produto] barato
Essas palavras são extremamente rentáveis, pois quem busca “comprar dieta detox”, por exemplo, está com o dinheiro na mão, só esperando a oportunidade para comprar o guia de receitas detox para iniciar sua dieta. Isso vale para qualquer produto!
Veja também: Como ganhar dinheiro no Hotmart sem blá blá blá
Todas esses termos são digitados diariamente no Google quando as pessoas querem comprar algo. O melhor de tudo é que é muito fácil ranquear para esses termos, pois a concorrência é baixíssima. Na imagem abaixo, podemos ver que existem poucas buscas para os termos relacionados à “comprar dieta detox”, mas em contrapartida, essas pessoas estão interessadas em comprar algo, diferente de palavras genéricas que podem ter milhares de buscas, mas quase nenhuma intenção de compra. Percebe a diferença?
É melhor ter 70 buscas e 20 vendas ou 1.000 buscas e 5 vendas? Nem preciso responder, né?! 🙂
Analisando o termo exato para “comprar dieta detox”, existem apenas 824 resultados. Isso é uma ótima oportunidade para investir nesse termo e conseguir algumas vendas com pouco esforço. A ideia aqui é focar em várias palavras de concorrência baixa ao invés de uma com concorrência alta.
É aí que os afiliados erram!
Eles querem aparecer no Google para termos como “suco detox” ou “dieta detox”, mas isso é muito difícil para falar a verdade. Por isso a dica aqui é focar em termos bem específicos e pouco concorridos.
Usando as sugestões do Google para encontrar palavras rentáveis
Para saber o que as pessoas estão procurando sobre determinado produto, você pode utilizar o próprio Google. Basta digitar o nome do produto e ver as sugestões, como no exemplo abaixo:
Você pode encontrar milhares de termos extremamente valiosos com esse recurso. No caso acima, encontramos o termo “dieta detox onde comprar”, que mais uma vez vai trazer visitantes propensos a comprar.
Usando o termo principal (no caso, “dieta detox”) com alguma letra logo em seguida, você encontra infinitas oportunidades. Veja mais alguns exemplos:
Bom, seguindo essas dicas aposto que você não vai ficar mais sem vender. Lembre-se: quanto mais específica for a palavra-chave, mais fácil de você ficar bem posicionado no Google e maiores as chances de converter um visitante em um cliente.
Se você quer saber mais sobre como vender através da internet, clique aqui.
Bônus
Confira um vídeo que eu fiz mostrando o passo a passo eu uso para fazer uma pesquisa de palavras-chave:
https://www.youtube.com/watch?v=JhtanvHyk3o
Sara diz
Ótimo artigo Vicente, só tenho uma dúvida, você costuma avaliar o blueprint dos produtos, ele pode de alguma maneira influenciar nas vendas?
Obrigada!
Vicente Sampaio diz
Eu olho para ter o máximo de informações do produto. Quanto maior o blueprint, mais informações. No geral, eu olho vários pontos e alguns produtos eu promovo sem um blueprint alto.
Gil Conceição diz
Essa estratégia possui uma força enorme porque realmente muitos estão preocupados em rankear com palavras que existem a anos e outros sites já estão bem posicionados.
Vamos dar o atendimento para aquelas pessoas que já sabem o que querem e com isso, nosso bolso como afiliado agradece rsrs
Excelente artigo Vicente, estou acompanhando…
paulo cesar diz
Ótimo artigo, realmente as palavras chaves classificam o tipo de publico que queremos, Vicente você cita la em cima alguns termos que utiliza para atrair leads quentes, quanto custa, onde comprar, etc.
Qual a sua sugestão em criar um post em titulo h1 para cada um desses termos e adicioná-los em uma unica categoria? por exemplo: categoria curso[nome do produto].
Vicente Sampaio diz
Sim, dessa forma é interessante.
Joanna diz
Você costuma trabalhar com um produto por nicho ou mais de um?
Vicente Sampaio diz
Trabalho com vários nichos, mas vou focar em alguns poucos agora.
Elias diz
Olá Vicente, parabéns pelo conteúdo são dicas valiosas que a gente não encontra por ai, mais uma vez parabéns cara.
Um abraço !
Marcia Regina Zeferino Garcia diz
Tremendo Vicente, estou otimista e não vejo a hora de por prática tudo que tenho aprendido com vc! Ainda não abri o site! Me aguarde!
Ivanilson Ribeiro diz
Vicente é único.. Estou focado agora só em aprender com você..
Gilson Branco diz
Vicente, boa Tarde!
Suas abordagem demostram muita segurança quando assisto seus vídeo e conteúdo que você coloca na tua pagina.
Sou novo no ramo no negócio de marketing digital, hoje vendo sites?
quais o processos para eu possa ter um pagina na internet e um funil de venda para capturar clientes e conseguir vender e ter melhores resultados.
Existe alguma ferramenta, preciso ter um site? o que preciso> obrigado pela ajuda e muito sucesso a você.
Aguardo seu retorno.
Abraco,
Gilson
Vicente Sampaio diz
Oi, Gilson. Criar um site hoje em dia é muito simples. Basta comprar um domínio, contratar uma hospedagem e instalar o WordPress pelo próprio painel da hospedagem. Em menos de 15 minutos eu faço um site. Não tem complicação. Eu recomendo que assista esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=b9NCfMm7UMU
Decio Santos diz
Cara tu es quem mostra as coisas com mais facilidade para se entender, tu e fera mesmo, ja fiz varios cursos que não valeram metade de tuas dicas gratuitas.
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Decio. Muito sucesso!
Zaila Maria diz
Olá Vicente – Obrigada por ter encontrado este conteúdo, ajudou muito a entender como realizar uma pesquisa de palavra chave. Sou iniciante escolhi a estratégia para trabalhar com mini sites, vinha travando na escolha do nicho, palavra chave e produto uma grande confusão me sentindo insegura pelo excesso de informação e na maioria superficial, mesmo assim também são válidas ajudam no questionamento.
Muito obrigada de coração, sucesso sempre