Existem praticamente duas formas de ranquear um site: 1 – Com links de autoridade; 2 – Apenas com conteúdo, sem link nenhum.
A primeira é a mais conhecida, mais praticada e a que mais enlouquece os novatos. Quem estuda SEO sabe que precisa conseguir ganhar links apontando para o seu site para conseguir melhorar o posicionamento. O problema é que isso é uma tarefa árdua e muitos não sabem pra onde ir.
A boa notícia é que existe uma forma muito mais fácil de chegar na primeira página do Google, mas pouca gente usa, principalmente no Brasil.
Meu amigo, no Brasil a concorrência é praticamente ZERO!
Há outra grande vantagem nesse tipo de estratégia. Quem busca por termos tão específicos geralmente é uma pessoa propensa a tomar uma ação, que chamamos de lead quente. É uma pessoa que já quer uma solução para um problema bem definido, pois a busca dela mostra isso.
Termos genéricos não dizem muita coisa, pois quem busca “como emagrecer” por exemplo, pode ser apenas um estudante de Educação física procurando material para o seu trabalho na faculdade.
Posicionando um site sem backlinks
Eu sempre testo o que aprendo antes de repassar, pois algumas coisas são difíceis de colocar em prática ou simplesmente não funcionam em qualquer segmento. Como eu aprendo 90% com os gringos, o que eu vou mostrar hoje já foi testado e retestado por mim várias vezes e com muito sucesso… e vendas!
Maneiras de posicionar sem backlinks
Palavras com concorrência zero
Pode não parecer, mas é plenamente possível encontrar boas palavras-chave com concorrência baixa ou praticamente sem concorrência. Existem palavras que têm a concorrência tão fraca que apenas com um domínio com a palavra-chave exata e alguns textos otimizados você consegue escalar a tão cobiçada primeira página do Google. O problema é que encontrar essas palavras pode ser uma tarefa bem demorada. Você precisa entender as palavras que está buscando e saber como analisar os concorrentes.
Palavras com baixo volume de buscas
Isso parece meio contraintruitivo eu falar para você procurar palavras com poucas buscas, pois geralmente você ouve falar para procurar palavras com muitas buscas, pois assim vai ter mais tráfego. Isso tem um pouco de verdade, mas posicionar o site na primeira página do Google para essas palavras com muitas buscas é muito difícil. Alguns vão desanimar e vão falar que SEO é mentira e que não dá dinheiro. Por isso eu gosto de ser mais pé no chão e trabalhar com o que dá resultado de verdade e está ao alcance de todos.
Muito provavelmente essas palavras têm a concorrência muito baixa. Uma boa sacada é você procurar termos que as pessoas estejam procurando na hora de comprar, como “preço do produto X”, “quanto custa Y”, “vale a pena comprar Z” e por aí vai. Use a sua imaginação 🙂
Bom conteúdo
Um conteúdo bom não influencia no posicionamento do Google, mas ele vai ser um fator decisivo para o visitante do seu site comprar ou não de você. Outro motivo para você ter um bom conteúdo que outros sites podem gostar e criar links para você. Eu falei que iria ensinar a posicionar sem links, correto? Mas não faz mal contar com links naturais de outras pessoas. Se o seu conteúdo for muito rico em detalhes, com infográfico, vídeo ou coisas do tipo, suas chances de conseguir links sem pedir são altas.
O que eu aprendi para posicionar sites sem backlinks
Basicamente o que eu faço para posicionar um site apenas com palavras-chave está listado abaixo:
- Encontre palavras com uma média de 1.000 buscas por mês. Esse é um número baixo o suficiente para ter poucos concorrentes e é um número alto o suficiente para trazer um bom tráfego e realizar vendas.
- Escolha um domínio com a palavra-chave principal que quer posicionar. Por exemplo, se quer ranquear para o termo “fazer a barba sem irritar”, você deve procurar comprar um domínio com o nome fazerabarbasemirritar.com.
- Crie 20 artigos de 500 a 800 palavras para as palavras que encontrou. O objetivo aqui é otimizar esses artigos para alcançar a primeira página com o mínimo de esforço.
Se você não sabe como otimizar um site ainda, não entre em pânico. Eu fiz um curso Gratuito de SEO para te ajudar. Para acessar basta clicar aqui.
Com esse método você pode começar a posicionar seus artigos na primeira página do Google e atrair toneladas de visitantes sem precisar brigar com outros sites e sem backlinks.
Aproveite para deixar seu comentário abaixo e até a próxima!
Duarte diz
Como sempre, conteúdo prático e de qualidade. Parabéns!
Fabiano diz
Esse Vicente é muito fera… Tô seguindo as aulas dele e estou aprendendo coisas que nem imaginava. Também estou começando a procurar na lingua inglesa, pois lá esses caras estão sempre mais atualizados.
Deivide diz
Muito bom artigo Vicente.
Você está trazendo um conhecimento novo para a galera do SEO, principalmente os BH.
Valeu!
Pedro Henrique diz
Artigo fantástico Vicente. Cada vez vou me aprofundando no SEO. 🙂
Queila diz
Olá Vicente! Obrigada por estar compartilhando conteúdo tão relevante e importante. Comecei a acompanhar teu trabalho e espero logo ter resultados para apresentar.
Gostaria de te perguntar se você tem alguma dica que eu possa aplicar no posicionamento de um site aqui do Brasil nos resultados do Google para o mercado americano.
Tem indicação de algum site que ajude com técnicas de SEO para posicionar lá fora?
Um abraço, e obrigada!
Vicente Sampaio diz
Oi, Queila. Vou fazer um post sobre isso. Obrigado pelo retorno!
Queila diz
Aguardando ansiosa já!!!!
Elias Fernandes diz
Muito bom o conteúdo Vicente. Está de parabéns!!! Passou o seu conhecimento de forma rápida e objetiva.
Eu estou iniciando, e estava procurando por um conteúdo que falasse sobre SEO, e agora acredito que já tenho muito o que trabalhar e colocar em prática! Um grande abraço amigo!
Jobair diz
Vicente, parabéns mais uma vez pelo conteúdo!
Uma dúvida: tenho um post que está na primeira página do google para uma determinada palavra chave. Quero atualizar o post (incluir alguns links e uns 2 parágrafos)…
Se eu fizer isso, corro o risco de perder posição?
Ou é de boa atualizar o post??
Obrigado!!
Vicente Sampaio diz
Pode atualizar, contanto que não apague algum conteúdo. Abraço!
Junior Assis diz
Obrigado Vicente pelas excelentes dicas, já trabalho a um tempo com seo, porém estava com algumas “travas” na mente a um tempo. Estou a menos de um mês apenas acompanhando seu blog e as dicas que você passa são diretas ao ponto, isso tem feito muitas ideias surgirem a mente! Parabéns pela ombridade em fazer isso na maioria das vezes sem cobrar (ao contrário de muitos). Que o sucesso esteja sempre contigo, abraço!
Eduardo de Souza Santos diz
Excelente Artigo, já pude até constatar algum resultado!