Para ter resultados com SEO é preciso conhecer as técnicas que funcionam, mas mais do que isso você precisa colocar em prática. Nesse meio existe muito achismo. Muitas pessoas compartilham coisas que nunca testaram e que muitas vezes nem dão tão certo.
Nesse post eu compilei algumas técnicas de SEO que acredito que sejam essenciais para você implementar hoje e começar a aumentar seus resultados em tráfego. Tudo com selo Tio Vi de garantia haha 😀 Bora começar?
1. Consiga links poderosos no Wikipédia
Obter links no Wikipédia pode parecer algo fora de realidade para a maior parte das pessoas comuns, mas como você acompanha meu blog, isso vai ser uma tarefa relativamente fácil pra gente.
Ter links do Wikipédia apontando para o seu site tem muitas vantagens: fonte de tráfego, autoridade (sim, mesmo sendo nofollow) e pode ser escalável se você tiver tempo suficientemente livre para fazer isso constantemente.
Eu preparei um vídeo sobre o assunto para facilitar as coisas:
https://www.youtube.com/watch?v=onVSKzzGB2U
Para encontrar links quebrados no Wikipédia para você substituir pelos seus, você precisa fazer uma garimpagem na página do assunto que você quer colocar o seu link até encontrar um link quebrado.
Beleza, encontrei o link quebrado, e agora?
Agora você irá colocar o link quebrado no site https://archive.org/web/ e analisar o conteúdo antigo que estava naquela página.
Daí basta fazer um conteúdo bem parecido com o original e jogar o link no Wikipédia solicitando a alteração, afirmando que o antigo link estava quebrado e que você está sugerindo um link novo e funcionando 100%.
Mais fácil que tabuada de 1, ein?!
2. Copie anúncios do Adwords e crie posts com títulos persuasivos
Quem trabalha com Google Adwords provavelmente já conhece isso. Se não conhece, fica sabendo agora. Por outro lado, a comunidade do SEO muitas vezes deixa passar essas oportunidades.
Uma boa copy pode literalmente roubar o tráfego dos seus concorrentes que estão melhor posicionados.
Quem anuncia no Adwords faz dezenas de testes com títulos e descrições diferentes com objetivo de converter cada vez mais, por isso nós iremos copiar esses anúncios para criar posts e chamadas atrativas.
Com esse exemplo acima, podemos criar várias chamadas interessantes para um texto.
Título: Promoção Óculos Ray Ban Oficial
Descrição: Conheça a linha completa de óculos como novos e exclusivos modelos. Entrega em todo Brasil em até 10x. Confira já.
Se você está sem ideia de títulos persuasivos, essa é uma sacada ninja pra você começar a implementar hoje.
3. Conteúdos épicos
Vamos ser sinceros. A maior parte do conteúdo disponível na internet é muito fraco. Conteúdos épicos se destacam na multidão.
Claro que o conteúdo por si só não vai te deixar na primeira posição. Não estou falando isso. Preste muita atenção agora.
Com conteúdos bons e voltados para os benefícios do visitante, você provavelmente vai ganhar compartilhamentos em redes sociais e isso irá lhe trazer mais tráfego.
De uns tempos pra cá, eu decidi postar apenas conteúdos “matadores” nesse blog. Se você analisar os últimos conteúdos, eles têm mais de 1.000 palavras e são verdadeiros mini cursos. Comecei a fazer isso porque notei que as pessoas engajam mais e compartilham nas redes sociais esse tipo de conteúdo.
Não adianta escrever conteúdos vazios só para ter posts com frequência no seu blog. Me desculpe a franqueza, mas prefiro 1 conteúdo sensacional por mês do que 5 mais ou menos.
Um dos conteúdos mais visualizados desse blog é o curso de SEO gratuito. Esse conteúdo foi muito compartilhado, citado pelo blog do Conrado Adolpho e até hoje gera muitos leads.
Crie conteúdos com o máximo de conhecimento que você tem, pesquisando em várias fontes e entregue algo novo no seu segmento. Eu sei que parece aquele papo clichê de “conteúdo é rei”, mas um conteúdo diferente vai fazer você se destacar dos demais. Ou você quer ser só mais um?
4. Link sites de autoridade
Essa é uma das coisas que as pessoas têm muito medo de fazer, principalmente iniciantes em SEO.
Muitos acham que linkar outros sites vai fazê-los perder visitantes e relevância, mas é exatamente o contrário.
Explico.
Em 2003, o Google fez uma atualização no seu algoritmo dando relevância para links externos. Esse foi o algoritmo chamado Hilltop.
A ideia é muito simples. A grosso modo, se você linka um site de autoridade, você está apontando para um site de confiança, logo seu site é confiável. Deu pra entender? É como se você estivesse indicando um excelente profissional na sua área e recebendo um agradecimento por isso.
Dessa forma, o Google aumenta a relevância do seu site e o site linkado vai ver que você o linkou através do Google Analytics. Claro que o proprietário do site só vai saber do seu link se ele acompanhar o Analytics. E claro, se o site for muito grande, talvez ele não veja seu link e passe despercebido. Mas levando em consideração que ele veja seu link, essa é uma excelente forma dele linkar para você novamente e até de firmar uma parceria. Acredite, isso acontece.
5. Passe relevância para páginas mal posicionadas
Um dia li a seguinte frase:
“A segunda página do Google é um excelente lugar para esconder um corpo.”
É claro que é um exagero, apesar de sabermos que poucos usuários visitam a segunda página do Google quando querem encontrar alguma coisa.
Mas a verdade é que a segunda e terceira páginas podem ser minas de ouro.
Passo 1: Use o Webmaster Tools para encontrar suas páginas que estão na segunda e terceira página.
Vá até Tráfego de pesquisa > Search Analytics
Marque opção “posição” para encontrar as palavras pela posição no Google.
Agora filtre por posição:
Agora procure pelas posições 11 a 30. São as palavras que estão na segunda e terceira páginas do Google. No meu caso achei o termo “como ganhar dinheiro extra” na 16ª posição e me gera 386 impressões por mês.
Olhando no Planejador de Palavras-chave, parece ser uma palavra interessante de se trabalhar:
Passo 2: Identifique as páginas de maior autoridade no seu site
Agora você precisa descobrir quais páginas possuem maior relevância.
Vá no site Ahrefs e coloque a url do seu site:
Agora vá em Top Pages para encontrar as páginas com maior autoridade:
A ferramenta irá mostrar as páginas com mais autoridade do seu site:
Passo 3: Vá até essas páginas e insira links para as páginas que precisa ranquear
Agora entre nessas páginas e coloque links para as páginas que você encontrou no Webmaster Tools, assim essas páginas vão subir no ranking.
6. Escreva mini postagens nas descrições do YouTube
O YouTube é uma excelente ferramenta de busca e por isso você precisa estar lá. Uma dica simples para ser encontrado com mais facilidade é escrever textos com mais de 200 palavras nas descrições.
Isso é muito poderoso para ranquear vídeos.
Veja esse exemplo que fiz em um vídeo que subi recentemente no meu canal:
Lembre-se de sempre colocar palavras-chaves relacionadas com o temo que quer posicionar. Use sempre palavras de cauda longa também.
Dessa forma meu site aparece bem posicionado para um termo bem interessante:
Se você quer saber mais sobre SEO para YouTube, eu fiz esse artigo aqui.
7. Use palavras de cauda longa nos seus títulos
Um dos grandes erros é colocar no título apenas a palavra-chave exata que se quer ranquear.
Por exemplo: se alguém quer posicionar uma página para o termo “como posicionar um site”, provavelmente essa pessoa vai colocar o título “Como posicionar um site”. Mas isso é uma perda enorme de oportunidades.
Veja o que você deve fazer:
Eu queria posicionar meu site para um termo como “Colocar site no Google”. É um termo bem amplo, concorda? Se eu criasse um texto com o título “Colocar site no Google” eu estaria perdendo milhares de oportunidades de ser encontrado.
Por isso optei em trabalhar com um título mais extenso, englobando mais palavras. Dessa forma o título ficou “Como colocar meu site na primeira página do Google”, o que retornou buscar para as mais variadas combinações de palavras que os usuários digitam.
Se alguém pesquisar por “site na primeira página do Google” ela me encontra:
Se pesquisar por “Colocar site na primeira página do Google” ela também me encontra:
Até para um termo mais amplo, como “colocar site no Google” dá pra me achar:
Melhor estar posicionado para centenas de palavras-chave do que apenas para uma não é, meu caro?
8. Encontre ideias para artigos no Wikipédia
Quer encontrar ideias para novos artigos no seu blog? Ah, já sei! Vai procurar no Planejador de palavras-chave do Google.
Nops! Errado.
O Planejador do Google é muito limitado pra isso. Que tal usar o Wikipédia para te dar ideias que nem seus concorrentes imaginam?
Fui ao Wiki, digitei “dengue” pra gente ter como exemplo:
Veja a quantidade de assuntos que você pode abordar sobre o tema pesquisado. Sem contar com a parte de referências, que é um achado de assuntos relacionado e extremamente relevantes.
9. Faça conteúdos com pelo menos 1.000 palavras
Conteúdos longos dominam.
Um estudo da Serpiq mostrou que os TOP 10 resultados do Google tendem a ter mais de 1.000 palavras em seus conteúdos.
Primeiro de tudo, parece que o Google gosta de priorizar conteúdos densos. Eu sei que existem páginas sem conteúdo na primeira posição do Google, mas essa talvez seja a exceção que confirma a regra.
Outro motivo de criar conteúdos extensos é que eles geram mais empatia. Pessoas gostam de conteúdos profundos (se tiver qualidade, claro) e ficam gratas por isso. Dificilmente um conteúdo de 300 palavras vai despertar algum sentimento no visitante.
10. Dê prioridade ao primeiro link
Entenda isso. Se você tem 2 ou mais links em uma página apontando para a mesma página, qual dos links o Google vai dar prioridade? Os dois?
Errado.
O Google prioriza o primeiro link da página que está apontando para a mesma página. Por exemplo:
Uma página tem 2 links, o primeiro com o texto âncora “clique aqui” e o segundo “comprar jóias online”, ambos apontando para a mesma página, a www.joias.com/comprar-joias.
O Google vai dar prioridade ao primeiro link, o “clique aqui”. E qual palavra é mais interessante? Provavelmente o termo “comprar jóias online”, não é?
Nesse caso, o ideal é inverter a ordem dos textos e colocar a palavra que você quer priorizar primeiro. Combinado?
11. Invente palavras
É bem isso mesmo. Você vai criar palavras que não existem.
Não necessariamente novas palavras, mas combinações diferentes. Veja esse exemplo:
Se você pesquisasse meses atrás pelo termo “Google atirador de elite”, provavelmente você encontraria apenas textos sobre atiradores, guerras e armas. Mas eu criei um curso com esse nome, que rapidamente se espalhou pela internet.
Hoje, se você buscar pelo termo, você encontra isso:
Eu criei um nicho que antes não existia. E assim aconteceu com meu amigo Alejandro:
Dessa forma você está criando uma marca original, assim você automaticamente já fica bem posicionado para esse termo. Quando as pessoas começarem a citar essa palavra, você vai estar nas primeiras posições.
Quando for criar suas próprias técnicas, lembre-se de dar um nome original para ser lembrado e citado por outros sites.
O seu próximo passo
Você está preparado para colocar em prática as 11 técnicas para aumentar o tráfego do seu site? Você pode ir além.
Eu preparei um treinamento gratuito que vai te mostrar como ganhar seus primeiros R$ 1.000 com SEO de forma prática e com resultados reais.
Clique aqui para garantir seu acesso gratuito ao treinamento.
Se você gostou desse post ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Terei o maior prazer em lhe responder.
Alan Chiapetta diz
Muito bom, Vicente! Eu sou um grande fã de conteúdos densos e que entregam bastante informação, inclusive quando você percebe isso, criar conteúdos com menos de 1000 palavras se torna praticamente impossível dependendo do nicho heheh.
Este é outro belo post de SEO que leio e não vejo nada de informações técnicas (meta-wherever, on/off-page, spider, crawler, etc…). O que prova mais uma vez que SEO não precisa ser técnico e chato de aprender para fazer um bom trabalho online. Deixe os termos técnicos para os livros e professores acadêmicos hahaha
Parabéns mais uma vez! Abração!
Alexandre diz
Parabéns Vicente Sampaio, você manda muito bem e é a minha maior referência em SEO.
Rafael Gama diz
Interessante a dica numero 10. Nunca ouvi isso em nenhum curso de SEO que eu fiz até hoje. Parabéns Vicente!
Marlo Rivera diz
Sensacional!!!!!!! muito bom meu amigo!!!
Luis Fernando diz
Fantástico conteúdo Vicente…tenho acompanho seu blog e seus outros canais e decidi seguir você e somente outras 2 pessoas para me espelhar e desenvolver meus projetos. Você merece o resultado e o reconhecimento que esta conquistando…Caras como você são fontes de inspiração!
Gostaria de uma dica sua…que empresa de domínio e hospedagem [baratas] você me indica para eu poder fazer testes em novos nichos?
Agradeço desde já!
Vicente Sampaio diz
Obrigado pelo comentário, Luis. Fico muito grato. Eu uso Ycorn, Hospedagem anual e Hostgator para projetos pequenos.
Antonio Dias diz
Olá Luiz Fernando tudo bem! Eu trabalho com uma excelente empresa de hospedagem R$490,00 por ano e você pode ter até 3 domínios e ilimitados subdomínios. Pode ter vários sites e blogs. Não vou sitar o nome aqui, pois detesto span, mas se quiser mais informações me chame do skype “lucrarnet” que te passo mais informções.
Um abraço.
Rolene Baciao diz
Simplesmente fantástico. Olha Vicente Muito Obrigado pelo conteúdo eu vou já colocar em prática. O texto do artigo é longo mais eu nem senti o tempo passar foi uma leitura muito agradável e didática.
Muito sucesso pra ti cara.
Forte Abraço!
Antonio Dias diz
Gostei de mais desse seu conteúdo Vicente Sampaio, pois vou passar a segui-lo. E só tenho a agradecer lhe por você trazer a nós os seus tão preciosos conhecimentos. Parabéns pelo seu trabalho e Sucesso!!
Vicente Sampaio diz
Obrigado. Sucesso!
Guilherme diz
Muito bom Vicente, mas a minha dúvida é: É melhor ter web 2.0 ou PBN?
Vicente Sampaio diz
Web 2.0 faz parte de uma estratégia maior, de link building de camadas. As duas são fortes.
Diogo diz
Muito bom o artigo, ou melhor o super artigo, Parabéns!
Importador Profissional diz
Poxa que artigo fantástico, o melhor….
Vania diz
Preciso falar com você. Quais são os seus contatos?
Vicente Sampaio diz
Oi, Vania. Pode enviar um email para [email protected]
Welisson M. diz
Parabéns again, muito conteúdo bom, mesmo pra eu que sou iniciante consigo sentir aquela sensação de estar no caminho certo, virei fã!
Vicente Sampaio diz
Opa! Fico muito feliz pelo seu comentário. Vamos pra cima.
Deiveson diz
Vincente parabéns pelo conteúdo.
Posso dizer que só comecei ter resultados depois que conheci o seu conteudo
Se possível gostaria que me tirasse uma duvida.
Seguindos suas dicas estou conseguindo rankear meu videos nas primeiras paginas do youtube. Depois que conheci suas dicas e comecei aplicar quase todos meus videos estão nas primeiras posições.
O problema é que não consigo rankear os videos para as keys qe escolhi mais sempre para outras. Por exemplo, a poucos dias subi um vídeo minha intençao era rankea-lo para a key “filmes indicados a melhor animação” que te um numero bom de buscas por mes. Mais ele nao aparece nem na primeira pagina para essa keyword, porém ele está em primeiro lugar para keyword “indicados melhor animação” que so tem 70 buscas por mês.
Podia dizer porqe isso acontece.
Desde já agredeço pois seu conteúdo tem me ajudado muito
Vicente Sampaio diz
Oi, Deiveson. Esse treinamento que fiz sobre YouTube pode te ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=7fJJmOIlAv0
Raquel Pysklyvicz diz
Eu era leiga até conhecer o seu conteúdo, não que eu seja agora uma especialista, mas o fato do conhecimento ser passado de forma simples e direta, com passo a passo é realmente Extraordinário!!!
Super Show!
Marcelo Dantas diz
Perfeito!! Sou aluno do Gelite e fiquei admirado com o conteúdo lá dentro, realmente fez a diferença. Seus artigos são impressionantes, direto ao ponto.
Alfredo diz
Excelente Artigo!
Matéria de qualidade onde nós iniciantes podemos aprender algumas coisas graças a informações preciosas postadas por profissionais da área como você. Obrigado
raul diz
Muito Bom artigo, até que enfim alguém que não enrola! Parabéns
André Vinicius diz
Ola Vicente antes de mais nada obrigado pelo conteúdo gratuito de qualidade que me ajudou a evoluir no SEO, em breve estarei nos seus cursos, Continue assim e muito sucesso você é merecedor Parabéns!! 🙂
Vicente Sampaio diz
Obrigado, André. Sucesso!
Pedro Armando diz
Olá ,eu comprei o curso amvo tem quase um mês,e criei um domínio grátis .tk ,muita gente diz que este .tk não é bom de trabalhar porque pouca gente conhece,a maioria das pessoas acham que é virus ou coisa do tipo.Você pode me dizer se isto é mito ou verdade?
Vicente Sampaio diz
Particularmente não gosto, pois é difícil para o usuário lembrar.
Pedro Armando diz
Qual tema você usa no seu site?Eu to usando o sparkling,mas estou querendo trocar .
Vicente Sampaio diz
Tem o link no rodapé. Acessa lá.
Alessandra diz
Parabéns pelo artigo! Sempre com ótimas dicas de SEO e marketing digital!
Jessika Mendes diz
Olá, Vicente. Seu trabalho me parece ser muito profissional. Poderia entrar em contato comigo por gentileza? Gostaria de tratar de alguns negócios. Estou enviando o email no formulário para você.
Agradeço.
Att.
Jessika Mendes
Rodrigo Sousa diz
Grande e preciosas estratégias Vicente!! Parabéns pelo post e muito obrigado por compartilhar essas sacadas muito importantes.
Deniso Carneiro diz
Ótimo post! Salvei nos favoritos aqui e vou colocar em prática, ganhou um visitante diário!
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Deniso. Abraço e sucesso!
Denison Carneiro diz
Muito bom, a dica da Wink eu nunca vi em blog nenhum, parabéns! vou por em prática.
Guilherme diz
Vicente creio que a ferramenta Ahrefs virou paga, não consigo fazer a consulta…será que você tem outra site para indicar que faça o mesmo que o Ahrefs ?
Vicente Sampaio diz
Não conheço uma gratuita.
Luciano Ribeiro diz
Cara,tu é f….
É o melhor que vi até hoje.
Parabéns pela desenvoltura.
Estou iniciando nesse mundo digital,
me metendo a besta de ser afiliado de
produtos digitais e não tenho conhecimento nenhum
em nada. Mas já vi que vou aprender muito com você.
Já salvei sua página nos favoritos.
Abraço!!!
Adriano diz
Olá Vicente, sou iniciante desse mercado de produtos digitais, pretendo me aprimorar nas técnicas de SEO e você é uma das referencia na área, obrigado por compartilhar seus conhecimentos.