A internet abriu portas. Tudo hoje em dia está nela. Se você precisa de uma resposta para suas perguntas, você abre o navegador e procura em sites de busca.
Isso trouxe uma mudança de hábitos na sociedade, inclusive nos seus clientes e potenciais clientes. As pessoas estão cada vez mais conectadas e se seu site não aparece nas buscas, você está perdendo muito dinheiro. De verdade.
Eu vou te apresentar 5 razões reais pelas quais o seu negócio precisa aparecer no Google. Como diria a célebre frase “quem não é visto não é lembrado”.
1. Aparecer no Google aumenta sua exposição
Um levantamento feito pelo Search Engine Journal mostrou que 93% das pessoas que querem comprar um produto ou contratar um serviço fazem isso usando os sites de busca.
Bilhões de buscas são feitas por dia mundo afora. Se o seu negócio não aparece para essas pessoas, você está perdendo uma grande chance de fazer vendas.
Alguns profissionais afirmam que você não precisa de um site para realizar vendas na internet e isso é verdade, mas o que precisamos entender é que o seu site é a sua loja, o seu ponto de venda. Por mais que você use o Facebook, o YouTube ou outra rede, essas plataformas não são suas. A “sua” fanpage do Facebook não é sua. No dia que o Zuck decidir deletar tudo, o seu negócio vai por água abaixo.
Meu conselho é: Tenha um site e trabalhe nele como você trabalharia se fosse uma loja física.
Mas só ter um site não é o suficiente, pois você precisa aparecer nas buscas quando as pessoas pesquisarem pelo seu negócio. Se o seu site está na segunda página do Google em diante, suas chances de realizar vendas são mínimas. De acordo com o Marketing Charts, 75% das pessoas não vai até a segunda página do Google. Imagina a terceira, quarta, quinta…
Isso não é problema se você acompanha o meu blog haha! Se você otimiza o seu site para os mecanismos de busca com as estratégias de SEO, você aumenta muito as chances de ser encontrado e consequentemente vender mais.
2. SEO tem um excelente custo x benefício
Eu costumo dizer que SEO é uma ótima opção de estratégia de longo prazo para se ter um negócio sólido, diferente de um trabalho com tráfego pago, que depende de investimentos recorrentes para obter visitas.
Cerca de 75% dos profissionais de marketing digital do mundo afirmam que SEO é um excelente custo x benefício e isso acontece porque um trabalho de otimização tende a ser eficiente e consistente.
Um trabalho de otimização de sites é completamente ajustável às necessidades de cada projeto, sendo assim muito mais fácil de implantar estratégias eficazes. Se compararmos com anúncios, podemos visualizar claramente as limitações que as plataformas trazem no momento de fazer publicidade.
3. O tráfego converte muito bem
Um dos pontos chave para uma estratégia assertiva de SEO é fazer uma pesquisa de palavras-chave do jeito certo. Inclusive eu sempre falo isso aqui e acredito que se você errar nessa parte, você estará colocando todos seus esforços por água abaixo.
Deixa eu explicar melhor.
Se você escolhe BEM as palavras que você quer posicionar seu site, você já tem meio caminho andado rumo ao sucesso. Por outro lado, a MÁ escolha das palavras vai levar sua estratégia ao fracasso.
Se você escolhe palavras difíceis de posicionar nas buscas, você vai ter muito mais dificuldade e poderá até desanimar, achando que nada disso funciona. Outro erro grave é achar que quanto mais buscas a palavra tiver, melhor. Eu sempre falo que é mais importante pensar na qualidade da palavra do que na quantidade. Você prefere uma palavra que tem 10.000 pesquisas e que gera 10 vendas ou uma palavra que tem 1.000 pesquisas e gera 200 vendas?
Acho que a resposta é clara 🙂
4. Poucos sabem sobre SEO
Apesar de hoje existir milhares de sites e blogs falando sobre SEO, são poucos sites que conhecem ou sabem fazer SEO.
É muito comum conversar com empresários que possuem negócios online e ouvir que não fazem ideia do que significa SEO.
Está gostando do conteúdo? Você também pode se interessar pelo artigo Como Ganhar Dinheiro na Internet.
Existem sites e sites. Assim como até hoje, em pleno século XXI, temos sites com aparências horripilantes e com navegabilidade completamente ruim. Mesmo com toda a facilidade que o WordPress e outra milhares de plataformas nos dão, não é raro encontrar um site mal feito.
Se existem sites feios, imagina não otimizados.
Essa é uma excelente notícia para quem sabe pelo menos um pouco de otimização de sites. Existem nichos de mercado que a concorrência é praticamente zero. Essa é uma ótima oportunidade para nós, que entendemos do assunto, sairmos na frente dos concorrentes.
Se você não sabe nada de SEO e quer aprender a colocar seu site no topo das buscas e vender mais, eu lhe recomendo fortemente o meu treinamento Gerador de Tráfego.
Agora você pode estar pensando “mas se você ensina SEO, você está aumentando a concorrência”. Olha, eu gosto de enxergar o copo meio cheio ao invés do copo meio vazio. Levar esse conhecimento a mais pessoas vai fazer com que mais oportunidades apareçam, pois se você não vende nada hoje, pode vender muito amanhã, ter uma vida melhor e mais tempo. Sem contar que eu nunca tive medo de concorrência e acredito que isso seja até melhor para o mercado, uma vez que a concorrência faz com que as empresas precisem entregar mais valor e qualidade nos seus produtos e serviços.
5. SEO melhora sua marca
“36% dos usuários concorda que ver uma empresa listada entre os principais resultados de um mecanismo de busca nos faz pensar que é uma das melhores dentro da sua área.”
Se a sua empresa aparece nas primeiras posições do Google (ou pelo menos na primeira página), as chances dos usuários enxergarem a sua marca como confiável aumentam. Outro fator interessante é que estar posicionado nas buscas não só traz retorno em vendas e em presença de marca – que já é muita coisa! – mas também abre portas para parcerias, entrevistas, publicidade, palestras etc.
A verdade é que ter uma presença na internet não é uma questão de escolha, é uma questão de sobrevivência. Se você não está aparecendo nas buscas, seus concorrentes estão. A boa notícia é que você pode reverter isso. Aqui no blog tem muito material sobre o assunto e você pode aplicar a partir de hoje.
Sucesso e até mais!
Paulo Cesar diz
Muito bom Vicente, acredito que se a pessoa tiver um minimo conhecimento em SEO consegue sim posicionar seus projetos, somente com as dicas aqui no blog já estou posicionado para 2ª e 4ª paginas para palavras concorridas, também não tenho medo da concorrência por isso estou tendo esses resultados. Aabraço
Vicente Sampaio diz
Obrigado pelo comentário, Paulo. Sucesso!
Rodrigo da Silva diz
Vicente todo o conteúdo que você produz é épico! Esta me ajudando na jornado SEO. Acho que o mercado local é uma potencialidade que podemos aproveitar muito, ainda mais porque todos estão olhando para um lado só (afiliados).
Muito obrigado por esse texto!
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Rodrigo. Sucesso!