Hey! Chegamos à segunda parte do nosso desafio dos R$ 100k em 12 meses. Nesse post eu vou mostrar a segunda etapa do processo, a retenção.
No artigo anterior eu falei sobre o primeiro passo, a atração, para alcançar seus R$ 100.000. Se você ainda não leu, é importante que acesse o primeiro artigo antes de prosseguir.
O segundo pilar para vender na internet é reter sua audiência. O maior problema das pessoas inexperientes é não reter a atenção do seu público. Entenda que as pessoas só compram em quem elas confiam.
De nada adianta fazer um vídeo no YouTube, as pessoas o encontrarem e depois nunca mais voltarem.
Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo.
Por isso é importante manter por perto as pessoas que gostaram do seu conteúdo e que até já compraram de você. Para isso nós precisamos prender sua atenção, ou seja, iniciar o processo de retenção e relacionamento.
Você pode fazer isso de muitas maneiras, mas eu uso principalmente 3:
- Inscrições no canal do YouTube (aproveite para se inscrever se ainda não conhece o canal)
- Grupos no Facebook
- Lista de Emails
Muitas pessoas acham que só existe a lista de emails para manter e se relacionar com seu público, mas isso não é verdade. Muitas vendas vêm direto de redes sociais e do YouTube. Se você tem apenas lista de emails, recomendo que comece a criar relacionamento através destas outras mídias.
Eu vou lhe dar 2 motivos apenas pelos quais você não deve usar somente email:
- As pessoas confiam muito mais em quem elas estão vendo e se comunicando “cara a cara”. Quando você usa as redes sociais, você está aproximando seu público de você. Mesmo que você não tenha um produto ou serviço, você pode usar as redes sociais para aumentar a confiança no seu trabalho e divulgar produtos de outras pessoas.
- Email marketing é muito eficiente, mas todo mundo faz. Quantas pessoas você conhece no seu nicho que tem uma presença online forte? Existem nichos absolutamente inexplorados no YouTube e até nas redes sociais. Se você quer sair na frente, precisa se destacar.
Antes de prosseguir, eu não quero que você ache que eu estou dizendo que email marketing não é interessante, mas aliar o email com presença em redes sociais e em vídeos é 300% mais forte (chutei esse número só pra você entender).
YouTube
Primeiro ponto aqui é ser encontrado. Para isso você precisa entender o básico de SEO para YouTube. Se você quiser aprender mais sobre isso, digita no YouTube “SEO para YouTube” e vai encontrar o meu vídeo na primeira posição ou entre as primeiras posições.
Hoje, o YouTube é uma das maiores fontes de tráfego e relacionamento que eu tenho usado para negócios. Se você ainda não está nesta plataforma, você está deixando o dinheiro em cima da mesa.
Mas sobre o que você deve falar nos vídeos?
No exato momento que você está lendo isto existem milhares de pessoas procurando no YouTube sobre o assunto que você domina. Você só precisa descobrir o que estão pesquisando e aparecer para elas.
Você não precisa ser um vidente para descobrir isso, ainda bem! Existem ferramentas que ajudam nosso trabalho. A http://keywordtool.io/ é uma ferramenta destas. Veja o exemplo abaixo:
A ferramenta apresenta dezenas de pesquisas que as pessoas estão fazendo e a quantidade de buscas por mês de cada uma delas:
Neste caso, existem milhares de pesquisas por “como escovar os dentes”, suas variações e complementos. Basta iniciar alguma pesquisa e ver os resultados que a ferramenta lhe dá. Depois disso você vai descobrir várias oportunidades, daí basta começar a gravar vídeos para cada uma dessas buscas.
“Mas eu tenho vergonha de aparecer”
Essa é uma frase que eu vejo bastante. Se você realmente não quer aparecer, não tem problema. Para tudo existe uma solução nesta vida. Para isso você vai precisar investir em pessoas que façam isso para você ou usar ferramentas para criação de vídeos. Você pode criar vídeos com narração de outra pessoa que você contratou ou criar apresentações apenas com imagens e uma música de fundo, por exemplo.
Se você tem vergonha apenas de mostrar o rosto, mas não vê problema em gravar sua voz, ótimo! Veja esse canal com mais de 1 milhão de inscritos. Os vídeos são apenas figuras e voz, sem ninguém mostrando o rosto:
https://www.youtube.com/watch?v=nF9izJIwtD8
Aqui estão alguns serviços para você terceirizar a criação de vídeo, caso queira:
- http://fiverr.com/ (contratar pessoas)
- https://www.powtoon.com/ (criação de vídeos)
Grupo no Facebook
Essa talvez seja a forma mais barata e simples de começar e a ideia é muito simples. Se você domina um assunto, crie um grupo para discutir sobre isso. Eu já mostrei no meu treinamento gratuito exemplos práticos de como fazer isso.
Clique aqui para assistir o treinamento.
A ideia é juntar o máximo de pessoas interessadas em um assunto em um grupo de discussão. Mas eu devo informar que você não deve esconder que tem algo para vender, pois se deixar isso para depois como uma “surpresa” as pessoas podem ficar chateadas.
Já deixe na descrição do grupo e/ou em um post fixo o link para algum produto ou serviço que você vende.
A ideia do grupo não é simplesmente vender. Você deve se relacionar com o público tirando dúvidas, dando sugestões e divulgando os vídeos que você criou para o YouTube.
Hoje eu acompanho médicos e profissionais de nutrição que usam essa estratégia de grupos + vídeos e conseguem vender suas consultorias com muita facilidade, pois eles geraram confiança na sua audiência.
Basta fazer uma simples pergunta a si mesmo: Você prefere ir em um médico que você acompanha nas redes sociais e que tira suas maiores dúvidas ou se consultar com um médico qualquer?
Lembre-se: As pessoas só compram de quem elas confiam.
Lista de Emails
A terceira forma, e não menos importante, de relacionamento é através do email marketing. Email é uma ferramenta muito forte. É possível com apenas um disparo fazer R$ 10.000 em vendas, por exemplo.
Aqui a ideia é a mesma dos tópicos anteriores, relacionamento.
Não veja sua lista de emails apenas como potenciais compradores. As pessoas que se inscreveram são, na sua maioria, admiradores do seu trabalho e confiam em você. Eu respeito e valorizo cada um inscrito, por isso eu entrego muito conteúdo de qualidade, para que possa ajudar cada pessoa a montar seu negócio na internet.
Eu sei que parece um pouco romântico isso, mas se você ver seus inscritos apenas como possíveis clientes, você vai querer vender, vender e vender a todo custo. Dessa forma você vai perder credibilidade e estressar sua audiência.
Na próxima parte desta série eu vou falar sobre vendas e como você pode vender mesmo sem ter experiência nisso, mas eu quero mostrar algo interessante antes:
E este:
O interessante é que algumas pessoas vão querer contratar o seu serviço ou comprar algo de você naturalmente. Mas para isso acontecer você precisa entregar conteúdos que respondam as dúvidas e os maiores problemas da sua audiência.
O resultado é muito gratificante e garantido, basta agir.
Na próxima etapa irei falar sobre o terceiro pilar para atingir nosso objetivo, que é a Venda. Até mais!
Paulo diz
Excelente Vicente. Estou acompanhando a série, e muito mais do que isso, colocando em prática. Gratidão!
Walmir Nascimento diz
Vicente, sempre admiro seu trabalho forte online SEO. Tento copiar você mesmo. Mas ainda não cheguei. Bom Sucesso
Vicente Sampaio diz
Obrigado pela confiança, Walmir. Sucesso!