Recentemente aconteceu o SMX West na California, um dos maiores eventos de Search Marketing do mundo, e nele pudemos ver novidades, atualizações sobre o mercado de internet marketing e várias informações controversas. Nesse artigo eu mostro os fatores de posicionamento levantados na conferência que poderão impactar no seu negócio nos próximos anos.
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Sempre que falamos de “fatores de posicionamento do Google” há muita controvérsia, polêmica e discussão, portanto é preciso analisar esses dados com bom senso e muita calma, pois nada aqui é conclusivo e varia de cada nicho.
Outro ponto que preciso levantar é que esses fatores são baseados em “correlações”, significando que não é uma relação causa x efeito direta em muitos casos.
Correlação não significa importância.
Para facilitar o entendimento é como se eu dissesse:
- João é obeso porque bebe refrigerante
Porém, nem todas as pessoas que bebem refrigerante sofrem de obesidade, correto?
O que existe entre João e o refrigerante é uma correlação, mas não quer dizer que o refrigerante isoladamente foi a causa da sua obesidade.
Perfeito?
Explicado isso, vamos para o que foi dito.
O que disse Olga Andrienko, do SEMrush
Pra quem não sabe, SEMrush é uma ferramenta que eu tenho um caso de amor serve para analisar a concorrência de um site ou mercado online.
Olga é uma especialista do SEMrush que levantou dados que a própria ferramenta coletou ao longo dos últimos tempos.
Foram analisadas 100 posições de 600.000 palavras-chave.
Vale salientar que o modelo apresentado pelo SEMrush é fruto de uma “máquina de aprendizado”, que toma decisões baseada em conjunto de dados, portanto, traz informações mais precisas e próximas à realidade do mundo do Search.
As palavras-chave foram divididas em categorias de concorrência:
- Muito Alta: 10.001 ou mais pesquisas por mês
- Alta: 1.001 a 10.000 pesquisas por mês
- Média: 101 a 1.000 pesquisas por mês
- Baixa: 1 a 100 pesquisas por mês
Vamos começar falando da palavra-chave no título.
Palavra-chave no Título
35% das páginas posicionadas para palavras com alto volume de pesquisa não possuem a palavra-chave no título.
Intrigante, não?
Tenha em mente que entende-se por palavra-chave o termo exato. Por exemplo: “como dar banho no seu cachorro”. Seguindo esse exemplo, apenas 35% das páginas posicionadas possuem o termo exato no título.
Significa dizer que o Google está ficando mais inteligente em compreender o contexto da frase e que a palavra-chave EXATA no título está perdendo força.
O gráfico também sugere que ter a palavra-chave no título é mais importante em nichos mais concorridos, pois ao meu ver, seria como um critério de desempate.
O próximo ponto é polêmico para muitos profissionais da área e trouxe uma visão bem interessante.
Palavra-chave no Texto Âncora
A existência da palavra-chave no texto âncora não tem qualquer importância para o posicionamento. Mesmo para o grupo de concorrência alta, apenas 8% dos textos âncora possuem a palavra-chave.
Se eu lhe disser “eu bem que avisei” você vai ficar com raiva de mim?
Nos últimos anos o Google melhorou muito o seu algoritmo a ponto de diminuir a relevância do texto âncora com a palavra-chave, pois isso era (e ainda é) muito utilizado para manipular o algoritmo a fim de obter melhores posições nas pesquisas.
Por isso eu tenho uma forma inteligente de trabalhar o texto âncora para que fique muito natural e relevante para o seu negócio. Eu falo disso no meu programa Gerador de Tráfego.
O próximo ponto é bem controverso e divide opiniões, mas como eu avisei no início, isso é apenas uma correlação e não “causa e efeito”.
Tamanho do Conteúdo
Tamanho é documento? (piada infame)
É o que veremos.
Os conteúdos do Top 3 são 45% mais longos do que os conteúdos das 20 primeiras posições em TODOS os grupos.
Bom, antes de prosseguir, eu devo informar que isso varia de acordo com o nicho.
Há nichos onde não existe a possibilidade de escrever muito, como sites de fotos ou peças de carros, portanto não leve isso como regra absoluta.
Pelos dados levantados fica claro que, em geral, conteúdos longos tendem a posicionar melhor. No entanto, Andrienko não recomenda simplesmente escrever toneladas de conteúdo, mas escrever o suficiente para ser relevante naquele assunto e responder a pesquisa do usuário.
Eu acho essa resposta meio sem graça, então eu criei uma melhor:
Se o assunto que você escolheu permite criar conteúdos extensos, o faça! Caso não haja essa possibilidade, se atenha a escrever o necessário e entregar um conteúdo diferenciado dos concorrentes.
🙂
O próximo ponto é algo que vem ganhando força nos últimos anos, o tempo de carregamento.
Tempo de Carregamento (Novo)
Páginas no Top 10 para palavras com alto volume de pesquisa carregam em menos de 4 segundos.
No slide ela fala sobre First Meaningful Paint, que você pode aprofundar mais clicando aqui.
É até uma questão de lógica que sites mais rápidos são preferidos pelos usuários. Imagine entrar em um site para obter uma resposta de algum assunto que você está procurando e levar 15 segundos para abrir. A maioria das pessoas vai fechar e abrir outro.
Apesar desses dados do SEMrush não dizerem explicitamente que o tempo de carregamento de um site é um fator de posicionamento direto, nós já falamos dele em outro artigo.
Agora o mercado vai pegar fogo! Vamos falar sobre os domínios de referência.
Número de Domínios de Referência
A primeira posição tem quase o dobro de domínios de referência do que as outras posições subsequentes.
Domínios de referência são sites que apontam para o seu. Porém cada site é um domínio de referência, ou seja, se você recebe 50 links de um site, o Google enxerga com apenas UM domínio de referência, entendido?
É sabido que receber links de outros sites é extremamente importante. Ao meu ver, esse foi o grande diferencial que fez o Google se destacar dos antigos buscadores (Yahoo!, Altavista, Cadê?) e ser o que é hoje.
Aqui está a apresentação completa da Olga Andrienko no SMX:
Essa foi uma pequena amostra do que aconteceu no SMX 2018, em outros artigos iremos abordar mais pontos e momentos importantes da conferência.
Aproveite e deixe seu comentário sobre o artigo.
(NOTA: Quer um processo passo a passo – e todas as estratégias e ferramentas que você precisa – para colocar o seu site na primeira página do Google e lucrar alto? Entre para o Programa Gerador de Tráfego e comece a construir o seu negócio online agora.)
Charles diz
Muito legal seu artigo Vicente, bom mesmo, aproveitando tenho esses dois tipo de negócio, studioadamas.com.br – e esse aqui estou vendo uma grande possibilidade de bombar, vê o que podemos fazer para fecharmos uma parceria de sucesso. Forte Abraço.
Bruno Albuquerque diz
Vicente, acabei de ver que realmente artigos longos não garante as primeiras posições, fui pesquisar no google agora ” como ganhar dinheiro na internet 2018 ” e o primeiro lugar não tem 10 linhas de conteúdo hehe.
Antonio Gonçalves diz
Conteúdo excelente e inspirador.
Eduardo diz
E sobre a descrição… “Meta description”?
Possuir palavras chave na descrição é considerado importante?
Claudio diz
Muito bom artigo professor. Gostei Muito.