Montar uma agência de marketing digital pode ser a aspiração de muitos profissionais da área. Inclusive, em bate papos com colegas de mercado, percebo que muitos querem seguir esse caminho. Além disso, já recebi emails de pessoas que acompanham meu trabalho que estão em busca de abrir suas agências e mergulhar nesse mercado milionário.
Mas vamos por partes.
Abrir um negócio não é fácil. Muitos se perdem na hora de fazer um negócio online com baixo custo de operação e com pequeno potencial de risco, quem dirá abrir um negócio físico, pagar aluguel, salários, encargos trabalhistas, contas de luz, internet e água e mais uma dezena de gastos.
A ideia desse post é justamente te fazer enxergar que você pode montar um negócio online para atender clientes sem necessariamente ter custos altíssimos e até sem funcionários.
Mas o quê?
Calma, eu explico.
O que faz uma agência de marketing digital?
Depende.
Existem vários modelos de negócio de agência. Algumas oferecem serviços técnicos, outras prestam consultoria estratégica, outras são full service e fazem de tudo. O primeiro passo é definir o que você sabe fazer e o que quer fazer.
Não existe um modelo ideal de agência. Eu vejo prós e contras em todos esses modelos. Conheço agências com 5 funcionários que lucram mais que agências com um quadro enorme de funcionários. Lembre-se, estou falando de lucro e não de faturamento. Não se iluda com números de faturamento estratosféricos. Eles podem não representar nada. Quando se tira os custos, o lucro pode ser quase nada.
Defina o que você quer fazer.
Além dos exemplos citados anteriormente, você pode montar uma agência para promover seus cursos e serviços, assim como faz a Digital Marketer do Ryan Deiss. A produção de conteúdo deles é insana e vale a pena seguir esse modelo de negócio.
E você, tio Vi. Prefere que tipo de agência?
Bem, de uns tempos pra cá eu resolvi suspender o atendimento a clientes. Atender clientes é algo que leva tempo, não é simples de escalar e você não fica totalmente “livre”. Deixa eu destrinchar isso pra você entender melhor onde quero chegar:
- Toma muito tempo: Atender clientes requer muito tempo. Reuniões, troca de emails, prazos etc. Tudo isso demanda muito tempo e limita atender muitos clientes ao mesmo tempo. O máximo que já atendi foram 3 clientes simultaneamente. Poderia atender mais? Poderia, mas não sei se a qualidade seria a mesma.
- Difícil de escalar: Mais clientes, mais funcionários. Quanto mais clientes você atende, mais funcionários você precisa ter. Mais funcionários significa mais custos e mais responsabilidade em manter uma equipe.
- Faturamento limitado: Pegando um gancho no item anterior, atender mais clientes requer mais estrutura. Sendo assim, se você está disposto a atender mais empresas, precisa inflar sua agência. Se não estiver disposto a isso, você ficará com o faturamento limitado.
- Falta de liberdade: Por mais que seus clientes sejam online, você precisa dar atenção a todos eles e isso muitas vezes significa responder um email ou mensagem no domingo ou durante uma viagem. O estilo de vida que eu prego como empreendedor digital é justamente se livrar das amarras de compromissos marcados e troca (quase) obrigatória de mensagens. É lógico que devemos impor limitações para os clientes, mas isso nem sempre fica claro e você sabe que problemas acontecem o tempo todo.
Comecei a basear meu negócio em agências como a do Ryan Deiss, pois acredito que esse é o modelo de negócio ideal para mim hoje.
E como funciona?
Esse é o modelo de negócio de treinamentos, certificações e grupos de negócios. Seguindo esse modelo, você consegue impactar mais pessoas excluindo as desvantagens que citei anteriormente.
Ao invés de atender 1 cliente em uma consultoria, por que não montar um grupo de negócios com empresários e conseguir atender 10 empresas ao mesmo tempo? Claro que os processos serão diferentes e aí entra outra coisa.
Você precisa ser estratégico ao invés de técnico.
Esse é um problema enorme que vejo no mercado online. 90% das pessoas foca em técnicas, ferramentas e operações, ao invés de focar em estratégias. Um estrategista pode cobrar mais que um operador. Se você tem o conhecimento para gerar vendas, você tem tudo. Operacionalizar isso é mais barato.
Inteligência de mercado é algo que falta em muitos negócios, por isso muitas agências se apertam para atender dezenas de clientes fazendo tudo, desde postagens em redes sociais a artes e textos para o blog e acabam deixando a parte estratégica de lado.
Nada contra esse tipo de negócio. Só não vejo isso como modelo ideal de negócio pra mim.
De qualquer forma, o que vou te mostrar agora serve para praticamente qualquer tipo de agência, atendendo clientes ou não.
Como abrir uma agência sem funcionários?
A internet é maravilhosa e uma das suas maravilhas são os sites de freelancers. Esse é o tipo de negócio que você pode usar para terceirizar o que não é sua especialidade, além de ganhar tempo e dar um toque profissional em muitos projetos.
Eu gosto de usar três sites para terceirizar os serviços:
- Fiverr – Serviços freelancers variados. A maioria é internacional.
- Workana – Serviços freelancers variados. Atua na América Latina e possui muitos brasileiros.
- Source Market – Serviços voltados exclusivamente para SEO.
Com esses três sites você tem tudo que precisa para atender clientes ou contratar para uso próprio. Os preços variam de acordo com a experiência do profissional e o serviço que será prestado.
1. Redatores
No Fiverr e no Workana você encontra redatores para produzir conteúdo nos mais diversos nichos. É praticamente impossível você não achar um profissional para te atender nessa área, mesmo seu nicho sendo o mais diferente. Claro que alguns assuntos precisam de um teor mais aprofundado e técnico, como na área de direito por exemplo. Mesmo assim, você pode encontrar profissionais com essas especialidades. Eu mesmo já achei um profissional de direito para produção de conteúdo na área.
Para redação eu dou preferência ao Workana por encontrar profissionais brasileiros com muito mais facilidade. Caso você precise de conteúdos em inglês, o Workana também pode te ajudar, mas o Fiverr é mais indicado.
2. Designer
Se você precisa de artes para seus clientes ou quer deixar suas mídias com ar mais profissional, tanto o Fiverr quanto o Workana são boas pedidas. Eu nunca usei o Workana para contratação de designer, mas é uma boa pedida caso não saiba inglês. Sempre que preciso de alguma arte mais específica eu vou até o Fiverr e procuro algum profissional com os requisitos que eu preciso.
Geralmente os serviços são entregues em poucos dias. Há um prazo máximo estipulado antes da contratação, mas pode ocorrer algum contratempo e o pedido atrasar. Isso já aconteceu comigo uma vez, mas o vendedor entrou em contato e explicou a situação e eu dei mais um dia de prazo e tudo correu bem.
No Fiverr há uma categoria destinada a design que inclui criação de logotipo, artes para redes sociais, vinhetas para vídeos, criação de ebooks, ilustração, fotografia, entre outros.
3. Áudio e vídeo
Caso precise de narração ou algum serviço de áudio e vídeo, o Fiverr pode te atender muito bem. Como já falei, a maioria dos profissionais lá são gringos, mas basta garimpar bem para encontrar profissionais brasileiros. A voz da introdução do meu podcast foi feita por um narrador profissional que encontrei no Fiverr.
Se você precisa de edição de vídeo ou alguma coisa do tipo e não tem noção nenhuma de como fazer isso, o Fiverr pode ser a sua solução. Lá existem profissionais (na maioria gringos) especialistas na produção e edição de vídeos.
Os serviços lá custam a partir de 5 dólares, o que dá um pouco mais de R$ 20 (hoje, 26/04/2016), contando com taxas administrativas de cartão de crédito. Barato demais se comparado com a contratação de um profissional freelancer por conta própria.
Está gostando do conteúdo? Você também pode se interessar pelo artigo Como Ganhar Dinheiro na Internet.
4. Serviços de SEO
Se você precisa de serviços de SEO como backlinks, domínios expirados, divulgação de conteúdo, posts em blogs etc, o Source Market é o mais indicado. Apesar do Fiverr também prestar esse tipo de serviço, o Source Market possui mais opções por ser um site destinado a isso.
Para contratar algum serviço de SEO é preciso estar atento e saber o que está fazendo, pois você pode acabar comprando um pacote de links que poderá ser prejudicial ao seu site ou do seu cliente, por exemplo. Eu só recomendo usar esse tipo de serviço se você já tiver alguma experiência em SEO e souber como usufruir disso da melhor forma.
Conclusão
É óbvio que alguns serviços de baixo custo como esses podem não sair com uma excelente qualidade, mas você deve colocar na balança o que você precisa hoje.
Você quer um profissional disponível durante horário comercial ou um freela é suficiente? Digo isso por que você pode contratar um profissional e deixar ele ocioso, uma vez que não terá demanda suficiente. Por outro lado, um serviço de freelancer pode não compensar se o seu escopo de trabalho for muito grande.
É necessário pensar bem antes de tomar essa decisão, pois nos dois lados há prós e contras.
Também devo dizer que nesses sites existem excelentes profissionais, por isso não se iluda quanto ao valor. Já contratei péssimos profissionais, assim como já contratei excelentes serviços. Basta olhar as qualificações, conversar e fazer um teste para analisar a qualidade do serviço.
O objetivo desse post não é confrontar modelos de agência, mas mostrar uma alternativa de como abrir seu próprio negócio sem precisar inflar seus custos e/ou contratar funcionários. Talvez esse seja o primeiro passo para o seu negócio rodar e depois você pode tomar a decisão de contratar funcionários ou manter freelancers.
Espero que tenha clareado sua mente e até a próxima!
Bia diz
Show de conteúdo!!
ANGELO GABRIEL diz
Muito bom isso Vicente Sampaio, já te acompanho a um tempo e você tem evoluído muito, falando de visão de negócios online! Parabéns seus conteúdos são simples,aplicáveis e geram impacto! Já estou modificando a minha direção, rs!
Deni Machado diz
Excelente análise! Mostra uma outra perspectiva.
Gabriel diz
Muito bom!
André Gurgel diz
Acabei de ver no meu email a publicação do artigo e sempre com conteúdo que não acaba mais. rsrs.
Valeu mesmo Tio Vi. Forte abraço.
André Gurgel diz
Acabei de ver o artigo no meu email e vim conferir “in loco”.
Como sempre um conteúdo extenso e de alta qualidade didática.
Valeu mesmo Tio Vi. Abraço.
Wilkerson Ladislau diz
Pois é, dá trabalho mas vale apena!
Um grande Abraço Vicente, ótimo artigo.
Marcos Barona diz
É justamente isso. O meu modelo de negócio também é esse. Não tenho mais interesse de atender clientes numa consultoria de marketing digital. Quero ficar no meu escritório, com no máximo a minha esposa, criando um sistema de trabalho diferente.
Edivaldo Saraiva diz
Parabéns Vicente pelo o conteúdo, já venho acompanhando o seu trabalho a uns dois mezes e estou aprendendo muita coisa com você, obrigado por compartilhar seus conhecimento.
Rafael diz
Conteúdo fantástico, tio Vi. Parabéns mais uma vez.
Gostei bastante sobre o escopo da Agência do Ryan Deiss.
Nathan Araújo diz
Ótimo post Vicente, também penso assim. Aprendendo as lições do seu curso, estou me posicionando bem aqui na minha cidade, como especialista em SEO. Agora só espero colher os frutos.
ps: nos seus links de destinos que colocou aqui, não seria melhor você colocar o “target=_blank” para abrir os links em outra pagina? Assim o usuário permaneceria mais tempo no seu site. Mas acho que vc sabe disso hehehe
Vicente Sampaio diz
Eu quase não faço SEO nesse blog aqui haha 😀
Aurino Alexandre diz
Ótimo artigo para quem pretende iniciar sua agência com custo mínimo. Uma outra opção também para encontrar profissionais são os grupos do Facebook. Em grupos de SEO, por exemplo é possível propor uma oferta de trabalho e interagir com interessados. 😉
Paul Gomes diz
(Corrigido)
Oi Vicente,
eu acho que você focou muito nas dores do negócio “Agência de Marketing” eu montei uma agência de publicidade/marketing digital no inicio de 2008. Em 2008 era difícil vender o marketing digital devido a época mas aos poucos o cenário ficou favorável e automaticamente o modelo de agência convencional foi se desfazendo do meu modelo de negócio e acabamos focando onde sempre amamos o Marketing Digital & Branding. Hoje em dia eu tenho 15 funcionários e por volta de 20 colaboradores. Bom com essa experiencia eu senti as dores e as maravilhas de criar um negócio, criar uma cultura e desenvolver pessoas. Hoje além da Agência Wys criamos startups que se tornaram proprios clientes da minha propria empresa Agência Wys fica o convite para conhecer > http://agenciawys.com.br/ (Lembrando que mesmo não sendo o nosso site para SEO estamos ranqueado em algumas palavras como agência de marketing em sorocaba)
No meu ponto de vista montar ou não se trata mais de uma visão estratégica e analise de extremamente profunda no famoso “Risco do negócio”.
Bom meus parabéns pelo seu conteúdo sempre acompanho seu blog abraço.
Vicente Sampaio diz
Muito legal sua história, Paul. Gostei muito do site da agência também. Eu acredito que não exista um modelo ideal, mas um modelo que seja bom para determinado empreendedor. Abraço e sucesso!
Wilker Costa diz
Ótimo artigo Vicente. Realmente clareou bastante minhas ideias.
Abraço e sucesso!
Gera diz
muito boa explanação!
Miguel Afonso Vargas diz
Muito bom!
Fausniel diz
Parabéns, ótimo artigo hein!
É rico e abrangente, ao mesmo tempo breve, s/ enrolação, s/ #mimimi.
Já vi outros posts sobre o assunto, que mais te desanima do que ajuda.
Sei que vai ajudar muita gente, assim como todo conteúdo seu.
Obrigado!
Felipe Henrique diz
Excelente artigo Vicente!
Marcos Santos diz
Conteúdo show de bola.
Raquel diz
Muito Bom! Enxuto e resolutivo
Alessando diz
Ganhar dinheiro é necessário e dicas sempre bem vindas!
David Arruda diz
Muito Bom! O ideal pra quem tá saindo agora da faculdade é começar como freelar, pra ter uma boa bagagem e aí depois distribuir o portfólio nas agências e torcer pra ser contratado, se o profissional já teve experiência em agência (como estagiário) fica mais fácil ainda.
Gonçalo da Silva diz
Obrigado pela DICA solidária!
Marcos diz
Sensacional. Enfrento a Maioria desses problemas citados em agências operacionais.
Ronaldo Costa diz
Show de bola! conheci o Source Market aqui neste artigo e já contratei alguns trabalhos lá parabéns otimo artigo e bem explicativo vlw
Vicente Sampaio diz
Obrigado. Abraço!