Como Montar uma Agência de Marketing Digital sem Funcionários
Montar uma agência de marketing digital pode ser a aspiração de muitos profissionais da área. Inclusive, em bate papos com colegas de mercado, percebo que muitos querem seguir esse caminho. Além disso, já recebi emails de pessoas que acompanham meu trabalho que estão em busca de abrir suas agências e mergulhar nesse mercado milionário.
Mas vamos por partes.
Abrir um negócio não é fácil. Muitos se perdem na hora de fazer um negócio online com baixo custo de operação e com pequeno potencial de risco, quem dirá abrir um negócio físico, pagar aluguel, salários, encargos trabalhistas, contas de luz, internet e água e mais uma dezena de gastos.
A ideia desse post é justamente te fazer enxergar que você pode montar um negócio online para atender clientes sem necessariamente ter custos altíssimos e até sem funcionários.
Mas o quê?
Calma, eu explico.
O que faz uma agência de marketing digital?
Depende.
Existem vários modelos de negócio de agência. Algumas oferecem serviços técnicos, outras prestam consultoria estratégica, outras são full service e fazem de tudo. O primeiro passo é definir o que você sabe fazer e o que quer fazer.
Não existe um modelo ideal de agência. Eu vejo prós e contras em todos esses modelos. Conheço agências com 5 funcionários que lucram mais que agências com um quadro enorme de funcionários. Lembre-se, estou falando de lucro e não de faturamento. Não se iluda com números de faturamento estratosféricos. Eles podem não representar nada. Quando se tira os custos, o lucro pode ser quase nada.
Defina o que você quer fazer.
Além dos exemplos citados anteriormente, você pode montar uma agência para promover seus cursos e serviços, assim como faz a Digital Marketer do Ryan Deiss. A produção de conteúdo deles é insana e vale a pena seguir esse modelo de negócio.
E você, tio Vi. Prefere que tipo de agência?
Bem, de uns tempos pra cá eu resolvi suspender o atendimento a clientes. Atender clientes é algo que leva tempo, não é simples de escalar e você não fica totalmente “livre”. Deixa eu destrinchar isso pra você entender melhor onde quero chegar:
- Toma muito tempo: Atender clientes requer muito tempo. Reuniões, troca de emails, prazos etc. Tudo isso demanda muito tempo e limita atender muitos clientes ao mesmo tempo. O máximo que já atendi foram 3 clientes simultaneamente. Poderia atender mais? Poderia, mas não sei se a qualidade seria a mesma.
- Difícil de escalar: Mais clientes, mais funcionários. Quanto mais clientes você atende, mais funcionários você precisa ter. Mais funcionários significa mais custos e mais responsabilidade em manter uma equipe.
- Faturamento limitado: Pegando um gancho no item anterior, atender mais clientes requer mais estrutura. Sendo assim, se você está disposto a atender mais empresas, precisa inflar sua agência. Se não estiver disposto a isso, você ficará com o faturamento limitado.
- Falta de liberdade: Por mais que seus clientes sejam online, você precisa dar atenção a todos eles e isso muitas vezes significa responder um email ou mensagem no domingo ou durante uma viagem. O estilo de vida que eu prego como empreendedor digital é justamente se livrar das amarras de compromissos marcados e troca (quase) obrigatória de mensagens. É lógico que devemos impor limitações para os clientes, mas isso nem sempre fica claro e você sabe que problemas acontecem o tempo todo.
Comecei a basear meu negócio em agências como a do Ryan Deiss, pois acredito que esse é o modelo de negócio ideal para mim hoje.
E como funciona?
Esse é o modelo de negócio de treinamentos, certificações e grupos de negócios. Seguindo esse modelo, você consegue impactar mais pessoas excluindo as desvantagens que citei anteriormente.
Ao invés de atender 1 cliente em uma consultoria, por que não montar um grupo de negócios com empresários e conseguir atender 10 empresas ao mesmo tempo? Claro que os processos serão diferentes e aí entra outra coisa.
Você precisa ser estratégico ao invés de técnico.
Esse é um problema enorme que vejo no mercado online. 90% das pessoas foca em técnicas, ferramentas e operações, ao invés de focar em estratégias. Um estrategista pode cobrar mais que um operador. Se você tem o conhecimento para gerar vendas, você tem tudo. Operacionalizar isso é mais barato.
Inteligência de mercado é algo que falta em muitos negócios, por isso muitas agências se apertam para atender dezenas de clientes fazendo tudo, desde postagens em redes sociais a artes e textos para o blog e acabam deixando a parte estratégica de lado.
Nada contra esse tipo de negócio. Só não vejo isso como modelo ideal de negócio pra mim.
De qualquer forma, o que vou te mostrar agora serve para praticamente qualquer tipo de agência, atendendo clientes ou não.
Como abrir uma agência sem funcionários?
A internet é maravilhosa e uma das suas maravilhas são os sites de freelancers. Esse é o tipo de negócio que você pode usar para terceirizar o que não é sua especialidade, além de ganhar tempo e dar um toque profissional em muitos projetos.
Eu gosto de usar três sites para terceirizar os serviços:
- Fiverr – Serviços freelancers variados. A maioria é internacional.
- Workana – Serviços freelancers variados. Atua na América Latina e possui muitos brasileiros.
- Source Market – Serviços voltados exclusivamente para SEO.
Com esses três sites você tem tudo que precisa para atender clientes ou contratar para uso próprio. Os preços variam de acordo com a experiência do profissional e o serviço que será prestado.
1. Redatores
No Fiverr e no Workana você encontra redatores para produzir conteúdo nos mais diversos nichos. É praticamente impossível você não achar um profissional para te atender nessa área, mesmo seu nicho sendo o mais diferente. Claro que alguns assuntos precisam de um teor mais aprofundado e técnico, como na área de direito por exemplo. Mesmo assim, você pode encontrar profissionais com essas especialidades. Eu mesmo já achei um profissional de direito para produção de conteúdo na área.
Para redação eu dou preferência ao Workana por encontrar profissionais brasileiros com muito mais facilidade. Caso você precise de conteúdos em inglês, o Workana também pode te ajudar, mas o Fiverr é mais indicado.
2. Designer
Se você precisa de artes para seus clientes ou quer deixar suas mídias com ar mais profissional, tanto o Fiverr quanto o Workana são boas pedidas. Eu nunca usei o Workana para contratação de designer, mas é uma boa pedida caso não saiba inglês. Sempre que preciso de alguma arte mais específica eu vou até o Fiverr e procuro algum profissional com os requisitos que eu preciso.
Geralmente os serviços são entregues em poucos dias. Há um prazo máximo estipulado antes da contratação, mas pode ocorrer algum contratempo e o pedido atrasar. Isso já aconteceu comigo uma vez, mas o vendedor entrou em contato e explicou a situação e eu dei mais um dia de prazo e tudo correu bem.
No Fiverr há uma categoria destinada a design que inclui criação de logotipo, artes para redes sociais, vinhetas para vídeos, criação de ebooks, ilustração, fotografia, entre outros.
3. Áudio e vídeo
Caso precise de narração ou algum serviço de áudio e vídeo, o Fiverr pode te atender muito bem. Como já falei, a maioria dos profissionais lá são gringos, mas basta garimpar bem para encontrar profissionais brasileiros. A voz da introdução do meu podcast foi feita por um narrador profissional que encontrei no Fiverr.
Se você precisa de edição de vídeo ou alguma coisa do tipo e não tem noção nenhuma de como fazer isso, o Fiverr pode ser a sua solução. Lá existem profissionais (na maioria gringos) especialistas na produção e edição de vídeos.
Os serviços lá custam a partir de 5 dólares, o que dá um pouco mais de R$ 20 (hoje, 26/04/2016), contando com taxas administrativas de cartão de crédito. Barato demais se comparado com a contratação de um profissional freelancer por conta própria.
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4. Serviços de SEO
Se você precisa de serviços de SEO como backlinks, domínios expirados, divulgação de conteúdo, posts em blogs etc, o Source Market é o mais indicado. Apesar do Fiverr também prestar esse tipo de serviço, o Source Market possui mais opções por ser um site destinado a isso.
Para contratar algum serviço de SEO é preciso estar atento e saber o que está fazendo, pois você pode acabar comprando um pacote de links que poderá ser prejudicial ao seu site ou do seu cliente, por exemplo. Eu só recomendo usar esse tipo de serviço se você já tiver alguma experiência em SEO e souber como usufruir disso da melhor forma.
Conclusão
É óbvio que alguns serviços de baixo custo como esses podem não sair com uma excelente qualidade, mas você deve colocar na balança o que você precisa hoje.
Você quer um profissional disponível durante horário comercial ou um freela é suficiente? Digo isso por que você pode contratar um profissional e deixar ele ocioso, uma vez que não terá demanda suficiente. Por outro lado, um serviço de freelancer pode não compensar se o seu escopo de trabalho for muito grande.
É necessário pensar bem antes de tomar essa decisão, pois nos dois lados há prós e contras.
Também devo dizer que nesses sites existem excelentes profissionais, por isso não se iluda quanto ao valor. Já contratei péssimos profissionais, assim como já contratei excelentes serviços. Basta olhar as qualificações, conversar e fazer um teste para analisar a qualidade do serviço.
O objetivo desse post não é confrontar modelos de agência, mas mostrar uma alternativa de como abrir seu próprio negócio sem precisar inflar seus custos e/ou contratar funcionários. Talvez esse seja o primeiro passo para o seu negócio rodar e depois você pode tomar a decisão de contratar funcionários ou manter freelancers.
Espero que tenha clareado sua mente e até a próxima!