Mais um ano se passou e 2017 já vem cheio de novidades no mundo do Search. O Google já se pronunciou sobre várias atualizações e tendências para os próximos meses e que começaram a rodar no seu algoritmo de busca. Confira o que você precisa entender para posicionar seu site no topo das buscas daqui pra frente
Pra início de conversa, eu quero pontuar o que considero importante para posicionar um site no Google e honestamente acredito que isso não vá mudar tão cedo.
- Conteúdo otimizado
- Onpage (estrutura do site)
- Offpage (backlinks)
Para mim, esse são os 3 pontos chave para qualquer site ter bons resultados nas buscas. Acontece, que dentro de cada ponto desse existem vários subtópicos e muitos vão ganhando ou perdendo força ao longo do tempo. Mas no final, os 3 pontos são fundamentais.
O que acontece é que muitos profissionais e agências acabam “demonizando” algum destes pontos, informando que o Google está mudando as regras e tudo que foi feito até agora vai por água abaixo.
Mas não é bem assim. Nunca foi.
Disseram que o conteúdo não ia impactar mais no posicionamento, como utilização do negrito e palavra-chave na descrição da página, por exemplo. Acontece que o conteúdo não deixou de ter impacto, a única mudança foi no “como” esse impacto mudou.
Negrito não interfere mais, pois era um fator totalmente manipulável. Atualmente outros fatores entraram em ação, como semântica do conteúdo, por exemplo.
Entende agora?
Conteúdo continua sendo importante, mas não como era feito há 5 anos.
As coisas mudam.
O que mudou
Neste artigo do Search Engine Land é mostrado que o conteúdo está ganhando mais relevância para o Google, enquanto os backlinks vêm perdendo força.
Nossa! Mas o fator backlink é um dos mais fortes para posicionar um site. E agora, tio Vi?
Calma.
De acordo ainda com o artigo, temos a seguinte citação:
Backlinks are now just one of many contributing factors. The correlation for backlinks remains high, but their importance is set to continue its decline.
Ou seja, backlinks ainda são fortes, muito fortes, mas estão em declínio de acordo com o estudo da Searchmetrics.
Eu acredito que o fator “backlink” nunca deixará de ser importante, até mesmo porque o algoritmo do Google surgiu tendo os backlinks como grande diferencial dos concorrentes, como Bing e Yahoo!.
Eu gravei um treinamento apresentando os principais pontos que você precisa ficar atento para melhorar os resultados do seu site na busca orgânica.
https://www.youtube.com/watch?v=XzMk9nTs3zw
Mauricio diz
Bacana esse artigo e o vídeo que postou. Você usa backlinks em web 2.0 para sites de clientes?
Vicente Sampaio diz
Em alguns casos sim.
Bruno diz
Também acho que é muito cedo para alarde … vamos aguardar …
Danilo diz
Vicente! Mais um post top. Realmente otimizar conteúdo faz toda a diferença para o Google gostar do seu blog.
Paula diz
Muito bom! Comecei meus estudos sobre Seo recentemente e estou me apaixonando pelas possibilidades. Vale muito a pena aprender!
Vicente Sampaio diz
Que maravilha. Manda ver e depois conta pra gente!
Paula diz
Ah, e gostei da descrição sobre o autor: “Empreendedor digital metido a engraçado.” kkkkkkkkkk.
Vicente Sampaio diz
Eu tento às vezes 😀
Rosemberg diz
Olá Vicente! Continua sendo interessante criar PBN com Sites 2.0 ? No meu caso que só tenho tempo pra investir só vejo essa alternativa p/ posicionar bem minisites, o que acha?
Vicente Sampaio diz
Eu nunca criei PBN com web 2.0. Eu uso na estratégia de Tiers.
Eu Fluente diz
Muito bom, tenho trabalhado com web 2.0 e buscado backlinks com base nos seus ensinamentos e os resultados tem sido realmente surpreendentes, tanto que estou desatolando vários projetos que estavam estacionados.
Valeu!!!
Wallace albuquerque diz
Vicente qual o nome desse plugin de rating? sempre quis usar esse, mas nunca achei
Vicente Sampaio diz
Esse é o All in one schema rich snippets.
Marco Aurelio Braga diz
E pra SEO LOCAL amigo Vicente,
Alguma novidade?
Vicente Sampaio diz
Citações, NAP e otimização do 3 Pack são os principais fatores. Vou fazer um vídeo sobre. Abraço!