Talvez você não saiba, mas é possível rankear uma página para várias palavras-chave diferentes. O que acontece é que as pessoas se limitam a um termo e focam todos os esforços nesse único termo-chave. Isso acaba tirando seu site da pesquisa quando as pessoas buscarem por palavras relacionadas que não estão na sua página.
Deixe-me exemplificar pra que você entenda mais facilmente.
Digamos que você quer rankear para o termo “melhor marca de notebook”. Você obviamente vai criar uma página focando no termo “melhor marca de notebook”, correto? Se você é um leitor do meu blog, você vai fazer diferente e sair na frente da concorrência.
A dica que eu vou dar é o que separa os homens dos meninos no mundo SEO haha 😀
Então vamos lá, o que você deve fazer neste caso?
Como rankear um conteúdo para múltiplas palavras?
O primeiro passo é jogar a sua palavra-chave no Planejador do Google. Lá é que a mágica vai acontecer.
Seguindo o nosso exemplo dos notebooks, teremos a seguinte imagem do planejador:
Bom, essa parte você provavelmente já faz, mas agora que vem o que eu chamo de “pulo do gato”. Você deve colocar em mente que quando as pessoas fazem buscas, elas procuram de formas diferentes a mesma coisa.
No nosso exemplo, queremos encontrar pessoas interessadas na melhor marca de notebook, mas será que TODAS as pessoas pesquisam da mesma forma para encontrar a resposta? É claro que não.
E agora, o que devo fazer, tio Vi?
Palma, palma. Não priemos cânico! (já dizia o saudoso Chapolin)
Usando diversas keywords para rankear
Você deve ter percebido que quando você coloca a palavra no Planejador do Google, aparecem diversas palavras abaixo, em uma tabela “Palavras-chave por relevância”. São essas palavras que nós iremos usar para construir o nosso conteúdo.
A tabela é esta para o nosso exemplo:
Como podemos visualizar na imagem acima, existem vários termos relacionados ao nosso termo principal. Isso significa que esses termos são outras formas que as pessoas pesquisam para encontrar a mesma resposta.
Agora você não vai mais usar somente o termo “melhor marca de notebook”, pois agora você tem uma lista de variações:
– melhores marcas de notebook
– qual a melhor marca de notebook
– melhores marcas notebook
– qual melhor marca de notebook
– qual as melhores marcas de notebook (com erro de português mesmo!)
Bom, agora vamos colocar a mão na massa para rankear um conteúdo para várias palavras-chave.
Rankear um conteúdo – Otimizando a página
O que você precisa fazer aqui é usar todas as variações que o Google te deu na sua página. Claro que você deve fazer isso de forma natural. Eu sei que você sabe, mas é sempre bom reforçar.
Aí você deve estar se perguntando: Eu preciso colocar cada um desses termos, do jeito que o Google me mostrou?
Você não precisa usar todos os termos do jeito que está no planejador, pois existem várias palavras que se repetem e, obviamente, você não precisa repeti-las.
Na prática, vai ficar dessa forma:
Como você pode perceber eu usei os termos que não estavam na nossa palavra-chave principal, que era “melhor marca de notebook”.
Usei os termos “qual”, “melhores”, “marcas” que não estavam originalmente na nossa palavra-chave central. Nesse caso existem os pronomes relativos (olha a aula de português) “qual” e “quais” e os plurais de “melhor” e “marca”.
Dessa forma vocês estará atingindo pessoas que pesquisarem por todos esses termos relacionados. Vamos fazer alguns cálculos para você sentir a pressão dessa alteração.
Antes você estava focando apenas em um termo:
– melhor marca de notebook (2.900 pesquisas mensais).
Esse termo tem 2.900 pesquisas mensais, ok?!
Agora você tem pelo menos mais 5 termos diferentes que as pessoas buscam:
– melhores marcas de notebook (5.400 pesquisas mensais)
– qual a melhor marca de notebook (3.600 pesquisas mensais)
– melhores marcas notebook (480 p. m.)
– qual melhor marca de notebook (880 p. m.)
– qual as melhores marcas de notebook (260 p. m.)
Somando tudo isso, agora temos 13.520 pesquisas mensais ao invés de 2.900. É uma boa melhora, concorda?
Você ainda deve estar com uma pulga atrás da orelha e pode perguntar: Mas o Google não vai dar apenas o termo EXATO que a pessoa está procurando?
A verdade é que não. Se no seu conteúdo tiver algum desses termos relacionados, o Google pode juntar as partes e formar a frase que o usuário está buscando.
Dessa forma, se a pessoa pesquisa “quais as melhores marcas de notebook”, o Google pode encontrar a palavra “quais” na descrição, o termo “notebook” na url, a palavra “melhor” no título e apresentar esse seu conteúdo para o querido internauta.
Essa dica é simples, mas matadora. Se gostou ou não, deixa seu comentário. Vamos conversar!
Thalles diz
Perfeito o conteúdo Vicente!!!
Vicente Sampaio diz
Opa, Thalles. Obrigado. Abraço!
Rafael diz
Muito bacana cara, eu já fazia isso de forma espontânea mesmo. E vale lembrar também que durante o texto é muito bom que coloquemos sinônimos e plural das palavras-chave. Gosto do seu blog. Abs.
Vicente Sampaio diz
Valeu, Rafael. Vamos pra cima!
Gleyve diz
Muito Bom Vicente. Dica de EVO mesmo.
Mas você citou no texto que utilizou a palavra chave “quais” e eu não achei. Onde você citou ela?
Vicente Sampaio diz
Falha minha. Já corrigi. Abraço!
Marlon Malachias diz
Vicente, segue aqui um comentário apenas para agradecimento, mas de qualquer maneira queria ajudar a quem usar essa estratégia dizendo que, se usar o yoast, vc pode testar a densidade das palavras chaves alternativas, colocando uma a uma a palavra chave foco e salvar o texto, assim teremos quanto já atingimos com cada palavra.
Enfim, Agradeço pelo conteúdo direto e super relevante!
Abraço
Marcos Barona diz
Muito bom Vicente, essas dicas também vão para a minha cartilha
Paulo diz
Já vi muitas pessoas dizerem que consegue rankear para várias palavras chave, mas ninguém nunca mostrou assim desta forma. Muito obrigado pelo conteúdo.
Rafael Gama diz
Essa é uma dúvida que tenho. Nos grandes ”cursos de SEO” que tem por ai os caras falam que deve-se focar em 1 ou 2 palavras chaves no máximo para cada página.
Sempre discordei dessa teoria, embora até alguns dias atrás eu seguia a risca. Acho que se tem variações dessa mesma palavra porque não usar elas de maneira estratégica; Na estrutura de Headings, por exemplo?
O Google não é burro e ele vai entender que a variação das palavras tem tudo a ver com a palavra chave principal. e pode te mostrar nas buscas.
Correto Vicente?
Abraços.
Vicente Sampaio diz
É exatamente isso 🙂
Aurino diz
Muito bom Vicente! De grão em grão… a galinha sobe pras primeiras posições. rsrsrsrs Obrigado pelo compartilhamento do conhecimento, amigo! 😉
Fagundes diz
Show, brother….muito bom
Ranking diz
Muito bom mestre eu estou a ler todos os seus conteúdos. Praticamente todos kkk to feliz aprendo bastante no teu blog
João Silva Carvalho diz
Se eu gostei? Já gastei uma pequena “fortuna” em cursos e
ninguém, jamais, com essa didática me explicou e esclareceu
tão bem. Muito Obrigado.
Abs.
Weslley Eduardo Bim diz
Fiquei com uma duvida Vicente, se fosse um produto de uma loja virtual, como se daria as múltiplas palavras chaves na descrição ? Usaria da mesma forma ?
Vicente Sampaio diz
Você pode usar termos que as pessoas buscam relacionados ao seu produto.
Ricardo diz
Vicente, como otimizar um site de imobiliária como o midas onde todos procuram pelo mesmo termo tipo compra-se, apartamento, barra da Tijuca ? Como se tornar relevante numa pesquisa ?
Essa é minha grande dúvida…
Abs
Vicente Sampaio diz
Oi, Ricardo. Dá uma olhada no meu curso gratuito no menu. Abraço!
gavião diz
legal essa estrategia… vou começa a usar-la.
Jonas Gonçalves diz
Nossa vivendo e aprendendo de todos os artigos de SEO, esse sim foi uma luz no fim do túnel pra mim rsrs….parabéns cada.
Rizardo de Souza e Silva diz
Uso o serviço da Hostnet e construi meu site com wordpress.
Na parte de tags de palavras chave oque é melhor usar?
vendo tours para o pantanal.
É melhor usar palavras compostas ou unicas?
ex.. Pantanal, tours, safaris, wildlife ou
pantanal tours, pantanal wildlife, pantanal safaris,
Vicente Sampaio diz
Não use tags 🙂
Douglas Nogueira diz
Parabéns pelo blog conteúdo de alta qualidade.
Vicente Sampaio diz
Agradeço o comentário, Douglas. Sucesso!
Gabriel Faria diz
Muito bom Vicente, teu site é 10! Ótimas dicas e completamente relevantes para o usuário! Um abraço
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Gabriel. Abraço!
Katia Soares diz
Olá, muito bom o conteúdo,parabéns!
Alguém aqui nos comentários falou sobre tags, e eu gostaria de saber por que vc disse, para não usar tags ?
Obrigada.
Vicente Sampaio diz
Tags não vão influenciar em nada. Só dá dicas para os seus concorrentes. Então é melhor não usar.
jerbson diz
fala ficente não consigo comprar seu curso pos não tenho cartão de credito eu apena uso cartão pre pago teria e não tem a opção boleto teria outra forma de eu esta comprando o seu treinamento valeu
Vicente Sampaio diz
Oi, Jerbson? Que treinamento você fala? Todos os cursos aceitam boleto, exceto o portal, pois é uma assinatura mensal. Abraço!
Karina Braga diz
Olá Vicente. Muito bom seus videos. Estou iniciando e montando um novo site para um cliente que precisa estar bem rankeado. Tenho uma pergunta. É necessário fazer esse trabalho todo de texto bem trabalhado em 100% do conteúdo do site? Por exemplo: Em todos os post doseu blog você faz esse trabalho como você mostrou no vídeo COMO RANKEAR UM CONTEÚDO….?
Vicente Sampaio diz
Quanto mais conteúdo otimizado você tiver, melhor. Mas depende de cada projeto.
Mihail Tipa diz
Muito bom Vicente! Gostei muito do seu blog! Esta de parabéns!
Andre diz
ótimo post… parabéns
gabriel diz
Top, Só espero conseguir a primeira pagina, kks. valeu Vicente
Tiago diz
Muito bom conteúdo Vicente!
Não estava buscando por esse tema até que encontrei seu artigo que por sinal é excelente. Parabéns!
Mendelson Thomé diz
Excelente! Utilizei essa estratégia para um cliente e funcionou perfeitamente. Agora vou utilizar para mim também. Obrigado Vicente!!
Jeferson diz
Excelente conteúdo, estou acompanhando esse trabalho de SEO.
joão diz
Exelente!! o que eu queria saber mesmo é como aqueles caras conseguem ranquear posts com tanta facilidade
Susseso!
Mauri Yeceras diz
Excelente conteúdo.
Você diz para variar as palavras-chave relativas a palavra principal certo? Não para usar palavras-chave distintas para ranquear no mesmo conteúdo, certo?
Grande abraço!
Vicente Sampaio diz
Isso!