Agora é hora dos backlinks.
Nesse post eu vou mostrar o que fiz e o que vou fazer para conseguir backlinks pra colocar esse site na primeira página do Google. Confere aqui comigo!
Pra falar a verdade eu automatizei 99,9% dos backlinks desse projeto. Nesse post vou mostrar exatamente o que eu fiz para criar backlinks poderosos e automatizados para o site e como ele está se comportando nessas últimas semanas.
O Projeto
Se você não viu a parte 1 desse projeto, eu recomendo que clique aqui para entender do que se trata.
Eu devo admitir que não estou dando a devida atenção a esse projeto como gostaria. Por conta de clientes, cursos e projetos em andamento, não consegui dedicar o tempo que queria para esse site, mas mesmo assim os resultados estão animadores.
O intuito inicial é chegar na primeira página do Google para um termo-chave que escolhi. Feito isso, entrarei em contato com empresas do ramo oferecendo o site.
O site está chegando na primeira página. Acredito que mais algumas semanas esteja lá. Vou focar mais nele para que chegue logo e possa fazer a parte 3 aqui para o blog o mais breve.
Quando o site indexou estava na 31ª posição. Hoje ele está na 13ª. Uma subida boa, mas lenta em relação ao post anterior, que estava na 19ª. Mas resultado é resultado e deve ser comemorado.
Vamos pra cima!
O link building secreto
Eu nunca falei isso aqui no blog, nem no canal do YouTube, mas resolvi compartilhar agora, pois acredito que chegou a hora.
Claro que se eu compartilhar não é mais secreto, mas coloquei ali no subtítulo pra chamar sua atenção haha
O que eu fiz inicialmente foi colocar 1 link de PBN (se você não sabe o que é PBN, clique aqui) nesse site e automatizar alguns links com um programa chamado GSA Search Engine Ranker. Guardem bem esse nome, pois falarei dele em outras ocasiões com mais detalhes.
Os links que usei foram gerador automaticamente com essa ferramenta e serviram como uma base pra diversificar o texto âncora e dar uma impulsionada no site. Mas agora a estratégia vai ficar mais afiada.
O que virá
O mais correto não é enviar links diretos do GSA para o site. Pode ser, mas aí já é outra história. O mais indicado é criar sites de Web 2.0 linkando para o site principal e usar o GSA para linkar os sites de Web 2.0.
Isso tem duas vantagens:
- Evitar links de má qualidade apontando para o site e total controle dos links. Dessa forma eu crio meus sites de Web 2.0 e tenho controle sobre os links, texto âncora, podendo tirar, colocar e alterar links na hora e da forma que eu quiser.
- Links de alta qualidade apontando para o site principal. Como o conteúdo vai ser feito sob medida para cada site e o número de sites vai ser limitado, não há riscos e tenho uma qualidade melhor dos links, pois fui eu mesmo que fiz.
A estratégia vai ser criar 10 sites de Web 2.0 e linká-los (nem existe essa palavra 😛 ) com a ferramenta GSA, assim eu crio uma pirâmide de links que irá impulsionar meu site na SERP.
Visualmente a estratégia é essa:
Você tem seu site no topo, os sites de Web 2.0 na primeira camada e links do GSA fazendo a segunda camada. Essa estratégia é chama de Tier Link Building e eu vou falar disso em um post próximo.
Cenas dos próximos capítulos
A continuação dessa história, a parte 3, deve ser o desfecho. Meu objetivo é já estar com esse site na primeira página e entrar em contato com empresas do ramo. Como falei na parte 1, meu objetivo é vender esse site ou alugá-lo.
Eu sinceramente não sei se vou ter um retorno interessante desse site, mas como tudo no mundo dos negócios, arriscar é preciso. Como o meu investimento está sendo praticamente de tempo, acredito que algum prejuízo é nulo.
Acredito fortemente que o esse é um tipo de negócio que dá muito certo, por isso estou apostando minhas fichas nisso para 2016.
No mais, estamos tirando uma lição com esse estudo de caso e acredito que sirva para você perceber que existe um mercado gigante para o Marketing de Busca. Fique ligado para não perder o próximo episódio. Ah, e aproveite para deixar o seu comentário abaixo 😉
Eduardo Andrade diz
parabéns eu fico muito feliz por fazer seu curso e já vejo meus resultados nos meus sites
Ricardo Santis diz
Parabéns Vicente, você me deu boas idéias. Continue nos ajudando!
Rafael diz
Só não entendi uma coisa, quando fala sobre os “links do GSA”, do que se trata exatamente? Não ficou claro para mim..
No mais, muito legal, Vicente! Aguardando o episódio 3! hehe…
Vicente Sampaio diz
Vou falar disso mais na frente. No post eu adiantei que era um programa que gera links. Abraço!
Helton Bezerra diz
esse programa é gratis?
Vicente Sampaio diz
Não é.
Carlos Henrique diz
Vicente, sempre passando conteúdo de qualidade e praticamente único no Brasil.
Aos poucos mudando a realidade brasileira.
Fábio Cavalcante diz
Vicente, boa tarde!
Como sempre seus comentário muito preciso e de boa consistência espero sempre em meus e-mails dicas e vídeo aula suas pois sei que realmente estarei aprendendo, pois não enrola e vai direto ao assunto, o tempo de todos nós é sempre muito corrido, e isso faz toda uma diferença. Parabéns.
Gil Conceição diz
Venho acompanhando seu trabalho a algum tempo e aprendido muito cara. Para ser um profissional completo no marketing digital acredito que o SEO é uma das fases fundamentais!
Abraços.
Jorge Duarte diz
Com certeza seus resultados estão sendo bons, mas qual a diferença disso a backhat?
É possível que uma mudança no algoritmo do google faça os sites que usaam essa estratégia serem punidos?
Vicente Sampaio diz
Tudo em SEO tem um risco.
Ricardo diz
Boas Vicente
Uma dúvida: Quando dizes isto “A estratégia vai ser criar 10 sites de Web 2.0 e linká-los (nem existe essa palavra ???? ) com a ferramenta GSA, assim eu crio uma pirâmide de links que irá impulsionar meu site na SERP.”
Os 10 sites estás a contar com o target site?
A ver se percebi, no esquema Tier 1, são 3 sites com page rank elevado certo?
Os sites do Tier 2 também tem page rank elevado ou já são backlinks automáticos feitos só pelo GSA??
Obrigado
Vicente Sampaio diz
Vou fazer um post sobre isso e mato suas dúvidas 🙂
Rodrigo Manollo diz
Pelo que compreendi, ele cria backlinks para a tier 1 e para a tier 2 com GSA, e linka esses ao site que ele quer posicionar. O GSA gera muitos links, não são 10 ou 20, Pode-se criar centenas deles por dia (talvez milhares) pelo GSA. E é aí que entra o problema… Como criar vários backlinks em um dia sem parecer suspeito? Usando as tier(camadas)
Quero muito aprender a usar o GSA corretamente. Sei que ele pode ajudar muito, se o usar corretamente, ou pode derrubar seu site.
Cria um post sobre GSA Vicente! Por favor! Se já tiver, se puder, ponha o link pra mim aqui rs.
Muito obrigado Vicente! Realmente aqui é SEO sem mimimi! Vlw mano você é o cara!
Vicente Sampaio diz
Oi, Rodrigo. Eu não sou especialista em GSA. Eu recomendo o blog do meu amigo Alejandro. Procura por “Darkent” no Google. Abraço!
Cristiano Roberto Vigarani diz
Acompanhando firmemente!! Muito Boa a estratégia…Parabéns!!
Alane damiana diz
Tenho acompanhado seu trabalho Vicente. Você realmente é fera em Seo. Suas dicas tem me ajudado muito..
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Alane. Sucesso!
Rodrigo Manollo diz
Fala Vicente! Obrigado pela sinceridade!
Só gostaria de saber se você o usa a mesma PBN para vários sites ou cria novas?
A pergunta existe porque acho meio difícil relacionar o conteúdo dos sites criados na tier 1 e 2 para vários seguimentos. Como você mesmo disse, linkar um site de peças automotivas à um de emagrecimento não vai parecer natural. Se usarmos a criatividade é possível linkar com 1 ou 2 sites. Mas para vários sites pode parecer “não-natural”?
Obs: Se for necessário criar uma PBN para cada 1 ou 2 sites você gastar uma grana! Rs
Vlw vicente! Vou ver se já publicou o “tutorial” para o GSA, estou muito interessado!
Obrigado por compartilhar o seu conhecimento!
Vicente Sampaio diz
Precisamos entender que PBN é um conjunto de sites e não um único site. Então acredito que a sua dúvida seja em relação a cada site de PBN. Eu geralmente coloco novos sites na PBN de tempos em tempos.
Robson G. Barros diz
Gostei da Dica e estou gostando do portal, marketingboss.
Franklin diz
Ótimo artigo Vicente Sampaio, eu tenho uma duvida caso eu faça um novo blog eu posso usar o GSA para rakear ele diretamente sem usar os sites de web 2.0 sem ser penalizado pelo o google?
Vicente Sampaio diz
Não recomendo GSA direto para o site.