[Desafio SEO] Jornada de Posicionamento de Site do ZERO – Parte 2
Agora é hora dos backlinks.
Nesse post eu vou mostrar o que fiz e o que vou fazer para conseguir backlinks pra colocar esse site na primeira página do Google. Confere aqui comigo!
Pra falar a verdade eu automatizei 99,9% dos backlinks desse projeto. Nesse post vou mostrar exatamente o que eu fiz para criar backlinks poderosos e automatizados para o site e como ele está se comportando nessas últimas semanas.
O Projeto
Se você não viu a parte 1 desse projeto, eu recomendo que clique aqui para entender do que se trata.
Eu devo admitir que não estou dando a devida atenção a esse projeto como gostaria. Por conta de clientes, cursos e projetos em andamento, não consegui dedicar o tempo que queria para esse site, mas mesmo assim os resultados estão animadores.
O intuito inicial é chegar na primeira página do Google para um termo-chave que escolhi. Feito isso, entrarei em contato com empresas do ramo oferecendo o site.
O site está chegando na primeira página. Acredito que mais algumas semanas esteja lá. Vou focar mais nele para que chegue logo e possa fazer a parte 3 aqui para o blog o mais breve.
Quando o site indexou estava na 31ª posição. Hoje ele está na 13ª. Uma subida boa, mas lenta em relação ao post anterior, que estava na 19ª. Mas resultado é resultado e deve ser comemorado.
Vamos pra cima!
O link building secreto
Eu nunca falei isso aqui no blog, nem no canal do YouTube, mas resolvi compartilhar agora, pois acredito que chegou a hora.
Claro que se eu compartilhar não é mais secreto, mas coloquei ali no subtítulo pra chamar sua atenção haha
O que eu fiz inicialmente foi colocar 1 link de PBN (se você não sabe o que é PBN, clique aqui) nesse site e automatizar alguns links com um programa chamado GSA Search Engine Ranker. Guardem bem esse nome, pois falarei dele em outras ocasiões com mais detalhes.
Os links que usei foram gerador automaticamente com essa ferramenta e serviram como uma base pra diversificar o texto âncora e dar uma impulsionada no site. Mas agora a estratégia vai ficar mais afiada.
O que virá
O mais correto não é enviar links diretos do GSA para o site. Pode ser, mas aí já é outra história. O mais indicado é criar sites de Web 2.0 linkando para o site principal e usar o GSA para linkar os sites de Web 2.0.
Isso tem duas vantagens:
- Evitar links de má qualidade apontando para o site e total controle dos links. Dessa forma eu crio meus sites de Web 2.0 e tenho controle sobre os links, texto âncora, podendo tirar, colocar e alterar links na hora e da forma que eu quiser.
- Links de alta qualidade apontando para o site principal. Como o conteúdo vai ser feito sob medida para cada site e o número de sites vai ser limitado, não há riscos e tenho uma qualidade melhor dos links, pois fui eu mesmo que fiz.
A estratégia vai ser criar 10 sites de Web 2.0 e linká-los (nem existe essa palavra 😛 ) com a ferramenta GSA, assim eu crio uma pirâmide de links que irá impulsionar meu site na SERP.
Visualmente a estratégia é essa:
Você tem seu site no topo, os sites de Web 2.0 na primeira camada e links do GSA fazendo a segunda camada. Essa estratégia é chama de Tier Link Building e eu vou falar disso em um post próximo.
Cenas dos próximos capítulos
A continuação dessa história, a parte 3, deve ser o desfecho. Meu objetivo é já estar com esse site na primeira página e entrar em contato com empresas do ramo. Como falei na parte 1, meu objetivo é vender esse site ou alugá-lo.
Acredito fortemente que o esse é um tipo de negócio que dá muito certo, por isso estou apostando minhas fichas nisso para 2016.
No mais, estamos tirando uma lição com esse estudo de caso e acredito que sirva para você perceber que existe um mercado gigante para o Marketing de Busca. Fique ligado para não perder o próximo episódio. Ah, e aproveite para deixar o seu comentário abaixo 😉