Você trabalhou duro para colocar seu site no topo das pesquisas e agora precisa manter a posição alcançada e não deixar seu site desaparecer das buscas do Google.
Eu vou lhe apresentar 6 formas de manter o seu site no topo das buscas e não deixar que os concorrentes lhe ultrapassem.
Diferente do que muitas pessoas pensam, colocar um site no topo do Google não é algo pontual, ou seja, feito apenas uma vez e pronto. Para chegar no topo é preciso de vários fatores e para se manter lá é necessário ainda mais cautela, pois os concorrentes virão fervorosos pra cima de você.
Duas coisas ruins acontecerão quando você chegar no topo:
- Seus concorrentes vão querer tirar você de lá;
- Você poderá ser atacado com o chamado “SEO negativo”, sofrer punições e perder seu lugar.
Claro que coisas boas também irão acontecer:
- Você terá mais visibilidade
- Sua marca terá mais alcance
- Seu site conseguirá mais visitas
- Seu negócio fará mais vendas
- A presença online do seu negócio aumentará
Para defender sua posição nas buscas, você precisa tomar algumas medidas importantes. Eu listei 6 pontos que considero fundamentais para você manter seu site em boas posições no Google.
Crie Backlinks com Frequência
A maioria das pessoas acredita que basta criar alguns links, posicionar o site no Google e fim de papo. Na verdade isso é um engano enorme.
Você precisa ser constante.
Não adianta conseguir 50 links em 2 meses e nunca mais conseguir nenhum link. Isso não faz sentido e o Google vai ficar atento às suas ações no site.
Outro erro grave que as pessoas cometem na hora de construir links é apontar os links apenas para uma página que desejam posicionar. Se você está querendo posicionar uma página para uma palavra específica, é provável que você crie vários links para essa página. Acontece que construir links rapidamente e conseguir muitos links para uma página específica pode se caracterizar como manipulação. Logo, o Google irá levantar uma “flag” e deixar seu site sob observação e até mesmo lhe dar uma punição.
A ideia é não construir muitos links em um curto espaço de tempo, não construir muitos links para uma mesma página (até mesmo mais que para o site todo) e manter uma frequência de construção de novos links.
Mantenha seu Site Atualizado
O Google gosta de conteúdo novo. Isso não significa que você deve transformar seu site em um portal de notícias. O que você precisa entender é que o seu conteúdo sempre pode melhorar e se manter atualizado.
Uma das práticas mais comuns e que funciona muito bem é atualizar artigos antigos e desatualizados com novidades. Por exemplo, se eu falei em 2015 que o Google não dava prioridade a dispositivos móveis, hoje eu posso ir nesse mesmo artigo e atualizá-lo com a informação de que o Google passou a dar prioridade a esses dispositivos.
Quando falamos de atualização, não significa apenas mudança ou adição de texto. Você pode (e deve em muitos casos) atualizar o layout do seu site para aumentar a conversão ou reduzir a taxa de rejeição, por exemplo.
Aproveito também para informar que é extremamente importante manter o site atualizado em aspectos técnicos. Isto é, manter a versão do seu WordPress sempre em dias, atualizar todos os plugins etc. Isso não interfere em SEO, mas é fundamental para evitar ataques maliciosos que se aproveitam de brechas em sites desatualizados e que podem lhe dar um prejuízo gigante.
Melhore a Velocidade do Site
Em 2010 o Google afirmou que a velocidade de carregamento de um site é fator de posicionamento. Ter um site que carrega rápido é importante não apenas para o Google, mas principalmente para o usuário.
Quanto mais tempo seu demora para carregar, pior é a experiência do usuário. Para você ter uma ideia, o gráfico abaixo mostra o impacto de meio segundo no impacto das métricas de um negócio online.
Se seu site demora para abrir, as ações que um possível cliente tomaria, não acontecerão mais. O Google sabe disso e por isso prioriza sites com velocidade de carregamento maior.
Aqui estão alguns pontos que você pode ficar atento para melhorar o tempo de carregamento do seu site:
- Usar um servidor que tenha uma boa resposta
- Habilitar cache e compressão de imagens
- Analisar a possibilidade de usar um serviço VPN (este aqui é gratuito) para carregar seu site mais rápido e evitar quedas por excesso de visitas.
O próprio Google possui uma ferramenta de análise de velocidade, o Google PageSpeed Insights. Ela apresenta os possíveis problemas de carregamento do seu site para que você possa corrigi-los.
Incremente sua Presença nas Redes Sociais
Há controvérsias quando falamos sobre redes sociais como fator de posicionamento. O Google já falou que as redes sociais não ajudam na hora de posicionar sites, mas é inegável a força que essas plataformas possuem para gerar credibilidade.
Se as pessoas estão compartilhando seu site, marcando com likes e outros sinais, isso significa que seu site é interessante. E querendo ou não, o algoritmo do Google visualiza isso.
Além disso, quando seu conteúdo é compartilhado nas redes sociais, mais sites irão linkar para você. Indiretamente você terá mais vantagens do que os concorrentes que não usam dessa estratégia.
O que você pode fazer para aumentar sua presença social é:
- Inserir botões de compartilhamento das principais redes sociais no seu conteúdo
- Pedir para as pessoas compartilharem seu site ao final do seu artigo
- Criar conteúdos que façam com que as pessoas compartilhem
- Oferecer algo em trocar de compartilhamento (download, ebook, treinamento)
Estrutura de Links Internos e Externos
Já falei sobre isso aqui no blog e esse é um fator importante para um site subir e manter posições. São os links internos e os links que apontam para outros sites.
Os links internos são links que apontam de uma página do seu site para outra página do mesmo site. Imagine que você tem uma página falando sobre camas, então você pode linkar para outra página do seu site que fala sobre colchões. Isso facilita o rastreamento do robô do Google e também passa a relevância de uma página para outra.
Por outro lado, também é importante linkar para outros sites. Muitas pessoas não se atentam a isso e algumas têm até medo de apontar para outros sites, pois estariam dando relevância para outras pessoas “de graça”.
Apontar para outro sites melhora o posicionamento do seu site. Lembrando que o outro site deve ser relevante para o seu conteúdo e que seja um site de qualidade. Quando você indica outro site por meio de links, o Google entende que você está ajudando o usuário a saber mais sobre aquele assunto. E quando o site que você apontou é de qualidade, o Google percebe que a sua indicação é uma indicação de qualidade.
A grosso modo é isso, mas é óbvio que a questão por trás disso é bem mais complexa. Mas o que importa é que você precisa cuidar dos links de dentro do seu site, pois eles são fundamentais para o sucesso do seu negócio.
Aumente sua Taxa de Cliques
Existe um ponto importante que é o Click Through Rate – CTR (Taxa de Cliques). Quanto mais cliques você recebe no Google, melhores resultados você tem.
Imagine que você está na segunda posição nas buscas, mas o seu título está chamando tanta atenção que as pessoas estão clicando muito no seu site. O algoritmo do Google percebe que você está recebendo muitos cliques e tende a melhorar a posição do seu site.
Se você não está atento ao título e descrição do seu site, o seu concorrente pode estar. Esse é um fator determinante de sucesso quando você alcança a primeira página do Google. Por isso, crie títulos e descrições persuasivos para chamar a atenção do usuário. Um método bem interessante que você pode usar é inserir caracteres especiais no seu título. Isso tende a chamar mais atenção e consequentemente aumentar seu CTR.
Abaixo você vê um exemplo de caracteres especiais no título que meu amigo Rafael me apresentou:
Final
SEO é um processo de longo prazo e que não acaba quando o seu site atinge a posição desejada. Quando você chegar onde você quer, é necessário tomar alguns cuidados para não deixar seu site cair e até desaparecer da primeira página. Então fique sempre atento aos pontos informados aqui e acompanhe a evolução do seu site ao longo do tempo.
Se você quer ter resultados financeiros através do Google, participe do nosso portal de membros VIP clicando aqui. Você terá acesso a treinamentos novos mensalmente e ao meu suporte semanal para tirar dúvidas e receber atualizações.
Rafael dos Santos diz
Ótimo artigo, mas tenho algumas dúvidas a respeito dos links. A princípio aprendi que para verificar os links para o meu site, deveria olhar através do google webmaster, porém um amigo que trabalha com SEO, indicou o método de ir nas busca e digitar “seusite.com.br -inurl:seusite.com.br”, qual seria a melhor maneira?
Outro ponto, é que normalmente dentro do google webmaster ele indica links, esses “clicáveis” porém da maneira ensinada por esse amigo, sempre que encontra seusite.com.br ele indica.
Vicente Sampaio diz
Eu analiso os backlinks usando a ferramenta Majestic. Acho bastante confiável.
Guilherme diz
Ótimas dicas, Vicente! Já sou assinante do marketing boss academy e os vídeos lá também estão de parabéns! Para melhorar a velocidade do meu site eu uso um plugin chamado WP Smush, ele comprime imagens deixando elas com um tamanho bem menor, isso ajuda muito no carregamento!
Abs
Reginaldo Oliveira diz
Vicente parabéns, mais uma aula gratuita de altíssimo nível.
Muito obrigado pelo fato de realmente está nos ajudando a chegar no topo.
Forte abraço!
Vicente Sampaio diz
Sucesso!
Ogeener Corvo diz
Eu estou sempre checando minhas posições e fazendo os possíveis ajustes.
*Baclinks
*On-page seo
*Social signals.
Agora que vejo estad dicax vou aplica-lad também no meu blog principal
Bruno Borges diz
Vicente muito bom seu artigo, venho te acompanhando a um tempo, sinto falta de um artigo voltado para SEO de loja virtual.
Onde devo trabalha o SEO? nas categoria?no produto?na home page?
Mas valeu pelas dicas do seu blog são muito importantes
Vicente Sampaio diz
O ideal é que trabalhe em todas as páginas do site. Abraço!
J. Clay diz
Excelente matéria! Vou observar cada ponto detalhado dessa vez com mais atenção, obg.
Marcelo Benati diz
Muito bom como sempre os artigos! Esse plano free do VPN que indicou funciona bem, mesmo no plano free?
Vicente Sampaio diz
Funciona sim.
alberto minoru diz
Excelente Vicente,
Entrei no seu portal de membros e não me arrependo
Vale muito!
Abraço,
Alberto
Daniele Lopes diz
Artigo muito bom! Ajuda bastante quem esta aprendendo sobre SEO nesse momento! Sucesso, estou acompanhando todos os artigos!
Alyson diz
Olá, Vicente. Tudo bom? Muito bom conteúdo, parabéns!
Me tira uma dúvida por favor?!
Se um site está em primeiro no google e ele recebe um aviso q tem links pirateado no site e o site começa a ficar com um aviso logo abaixo do domínio nas buscas do goole dizendo: “esse site pode ter sido invadido” isso é uma penalização q vai perder ranqueamento no google? e com quanto tempo após o aviso começa a perder posição?
Obrigado
Vicente Sampaio diz
Provavelmente vai prejudicar sim, mas isso acontece porque seu site foi invadido. Faça uma análise no seu servidor e limpe-o o quanto antes.
Leandro Camargo diz
Show Vicentão. Você é referência cara!
Vicente Sampaio diz
Obrigado pela confiança, Leandro. Sucesso!
Profª Dra. Elen Gomes Pereira diz
Bom dia Vicente,
ao embarcar de vez no meu negócio digital (nicho de educação) eu me deparei com a necessidade de aprender sobre SEO. Busquei pelo podcast e te achei! Ouvi todos os posts seguidamente e anotando tudo. Fiquei triste quando percebi que não havia mais atualizações e até achei que meu aplicativo estava com problema. E então vi que você decidiu publicar podcasts novamente. Muito obrigada por voltar! Agora estou contente 😀
Vicente Sampaio diz
Obrigado por acompanhar. Fico feliz pelo seu comentário. Sucesso!
Marina diz
Oi Vicente, estou interessada em aprender a trabalhar mini sites e focar nessa estratégia, que curso seu me indica nesse caso? Gerador de Trafego ou Atirador de Elite?
Obrigada.
Vicente Sampaio diz
O Gerador de Tráfego é mais completo e bem mais intensivo. Abraço!
Juan diz
Olá Vincent, parabéns por seus artigos e site em geral é muito bom.
Eu queria perguntar sobre: aumentar a taxa de cliques.
Se eu mudar o título e descrição meta afectar ligações recebidas ou internos?
Estou pensando que esta mudança poderia alterar a URL.
Vicente Sampaio diz
Você pode mudar título e descrição sem alterar a URL. Caso use WordPress, isso é muito simples. Basta editar o post.
Antonio Carlos diz
Tio Vi! qual plugin que você usa que adiciona aquelas estrelinhas de avaliação? eu achei uma sacada legal pois chama atenção nos resultados do google.
Vicente Sampaio diz
Eu uso o All In One Schema.org Rich Snippets.