Você tem dezenas de conteúdos no seu blog, mas muitos não recebem as visitas que mereciam receber ou não estão bem posicionados nas buscas? Isso é mais comum do que você imagina e eu vou te mostrar 6 formas de reativar esses conteúdos e conseguir melhorar suas posições e atrair mais links.
SEO é trabalho muitíssimo duro.
Você precisa criar um bom conteúdo, otimizar a página, conseguir links para o seu site, organizar as páginas, organizar categorias, analisar concorrentes e mais um monte de coisa.
Se funcionar, você vai aparecer na primeira página do Google e conseguir centenas de visitas para o seu site. Ótimo! Missão cumprida com sucesso e muitos negócios $$$
Mas se depois de todo esse esforço você não recebe as visitas que merece? É duro, não?!
Aí muitas pessoas colocam as mãos na cabeça e se desesperam. Algumas rezam e esperam um milagre para o conteúdo subir de posição nas buscas.
Mas não funciona assim. Infelizmente.
– Ok, tio Vi. Mas e agora? Vou ficar a ver navios depois de todo meu esforço?
Claro que não, meu jovem padawan! Vou te mostrar 5 maneiras de reaproveitar o seu conteúdo e conseguir mais links e subir posições.
Preparado? Vem comigo então.
1. Transforme seu Conteúdo em uma Apresentação no Slideshare
Essa é uma prática muito usada para conseguir backlinks e tráfego gratuito, mas poucas pessoas se atentam a isso.
Se você tem 50 artigos no seu blog, você pode criar 50 apresentações e subir no Slideshare.
Fazer isso é muito simples. Basta usar o seu software preferido de criação de slides e organizar o conteúdo nele. Feito isso, é só enviar sua apresentação para o Slideshare.
Você só precisa ter uma conta gratuita para usar o serviço.
Esse método vai te ajudar em 2 sentidos:
- Como o Slideshare é um site de autoridade, você vai se aproveitar dessa autoridade para posicionar sua apresentação para a palavra-chave que deseja. Você nunca reparou que alguns resultados de busca do Google são do Slideshare? Então, é isso que você vai fazer.
- O Slideshare é uma comunidade bem ampla e você pode conseguir um bom tráfego gratuito vindo dele sem fazer muito esforço.
É simples, prático e de graça. Quer coisa melhor? 😀
2. Transforme seus Artigos em eBooks
Eu amo eBooks. Você ama eBooks. Todo mundo ama eBooks.
O eBook é um conteúdo compactado pronto para ser compartilhado e consumido. É algo prático e relativamente simples de ser feito. Sim, é bem simples.
Antes você precisava contratar um designer, um redator e talvez mais alguns profissionais para confeccionar um eBook. E ainda precisa se quer algo bem profissional. Mas se você não quer fazer esse tipo de investimento agora, não tem problema. Existem várias ferramentas que ajudam na hora de criar um eBook.
A minha recomendação para criação de capas e de formatação de eBooks é o Canva, uma ferramenta online excelente pra criação de peças de publicidade online.. Essa ferramenta é simplesmente sensacional e você não precisa ser um profissional para usá-la. É uma ferramenta online, gratuita e bem simples.
Você só precisa ter bom senso, senão vai ficar feio de qualquer jeito hehe
Eu mesmo usei um conteúdo aqui do blog para transformar em eBook. Você pode acessar o eBook clicando aqui.
As vantagens disso são:
- Gerar leads através do download do seu eBook.
- Outros sites podem linkar para o seu com objetivo de promover seu eBook. Isso geralmente acontece se seu conteúdo é realmente muito bom.
- Você pode colocar links dentro do eBook. Se outras pessoas colocarem seu eBook dentro dos seus sites, você ganha diversos backlinks além de tráfego.
Com o Canva e com as ferramentas que temos disponíveis você não tem mais desculpas para criar o seu livro digital.
3. Converta seu Conteúdo em Infográfico
Infográficos são bonitos e funcionais. Por isso as pessoas amam compartilhar esse formato.
Uma coisa é certa. Um bom infográfico gera muito engajamento. Eles viralizam muito rápido e você não precisa gastar UM centavo com anúncios. Guarda essa grana para pagar um café pra mim 😉
Outros sites irão fazer o embed do seu infográfico e mais uma vez você irá ganhar links e visitas. Nem preciso dizer que o infográfico precisa ser de qualidade, não é?!
Recomendo duas ferramentas para fazer infográficos gratuitamente: o Piktochart e o Infogr.am. Mais uma vez você não tem desculpas para fazer infográficos.
4. Mencione Alguma Autoridade na sua Área
Se você for ao Google agora e digitar “Tiago Bastos” você verá o meu blog nas primeiras posições.
Você pode ver que estou acima até do perfil oficial dele no Facebook.
Para quem não sabe, o Tiago Bastos é um dos grandes nomes do marketing digital brasileiro, criador do treinamento Fórmula 47 e do curso Máquina de Vendas Online.
A ideia aqui é você mencionar alguém que é autoridade no seu mercado. Não precisa (nem deve) ser o Bill Gates ou o Steve Jobs. Aparecer no Google para esses nomes é praticamente impossível.
Está gostando do conteúdo? Você também pode se interessar pelo artigo Como Ganhar Dinheiro na Internet.
O que você precisa fazer é encontrar um especialista na sua área e citá-lo no seu artigo. Você também pode fazer uma entrevista com ele e colocá-la no seu blog. É muito mais fácil posicionar para o nome de uma pessoa de um determinado nicho do que para um nicho inteiro.
5. Reescreva o Título do seu Artigo
O título de uma página é um fator de grande impacto para SEO, mas além disso, ele é fator decisivo para você conseguir atrair cliques ou não no seu site.
Se o seu título é fraco, sem paixão, você está desperdiçando uma oportunidade gigante. Veja este exemplo:
Título Ruim: Veja Como Aumentar as Visitas do Seu Site e Gerar Mais Leads
Título Ninja: Descubra 4 Formas de Aumentar as Visitas do seu Site e Gerar mais Vendas de Forma Assustadora
Você precisa colocar paixão e entusiasmo nos seus textos. Sem isso você está deixando o dinheiro em cima da mesa.
Não sabe como fazer isso? É simples. Você tem duas formas.
A primeira é usar ferramentas geradoras de títulos. As que funcionam melhor são em inglês, então você tem que traduzir seu título para funcionar. Eu recomendo duas: a ferramenta de Hubspot e a da Tweak Your Biz.
Mas a segunda forma é a melhor na minha opinião. Ferramentas são boas, mas não substituem pessoas. A dica aqui é analisar os títulos de portais de notícias, principalmente os de fofoca e de notícias bizarras. Sim, é isso mesmo.
Esses sites são experts em títulos chamativos e, em alguns casos, até sensacionalistas. São os chamados click bait ou isca de cliques. Veja alguns exemplos de artigos que deixam o dedo coçando com vontade de clicar:
Mais um:
Conclusão
Agora você já pode ir correndo no seu blog e fazer um levantamento dos conteúdos que devem ser reativados e que irão aumentar as visitas do seu site.
carlos diz
Que isso Tio Vi, você é o Cara! Isso sim é conteúdo de verdade e não aqueles “bizus” de falsos gurus do Marketing Digital da atualidade! Eu tô agarrado na cauda do seu Blog e me deixando ser arrastado mundão digital afora; e não solto de jeito nenhum rsrsrs.
Não sendo aproveitador, mas já sendo… gostaria de tirar umas dúvidas:
Alguns títulos são otimizados para busca com alguma palavra chave, reescrevê-los não piora a aparição no Google?
Esses tipos de Títulos chamativos não faz com que a gente perca uma oportunidade de otimização, já que é mais difícil inserir ali palavras chaves? Como por exemplo esse “Isso foi o que aconteceu quando a NASA enviou abelhas para o espaço”… sei lá, mas quem iria procurar por isso? Ou será que otimizando a URL e conteúdo já basta?
Prevalece ainda aquilo que falam sobre a palavra chave deve estar no começo do título ou isso já não é mais importante?
Essa do Slideshare e Ebooks é ótima viu! Temos que aproveitar tudo mesmo!
Abração!
Vicente Sampaio diz
Opa, Carlos. Obrigado pelo comentário. Você pode criar 2 títulos, um para o usuário e outro para o Google, usando algum plugin de SEO, como o Yoast, por exemplo. Outra forma de conseguir mais cliques na SERP é usando a descrição para chamar a atenção, já que ela não influencia diretamente como fator de posicionamento do Google. Abraço!
Marcos Barona diz
Mais uma ótima dica Vicente, estava planejando fazer isso no meu site e com esse seu post, vou começar já. Valeu!
Guilherme diz
Essa ideia do e-book é boa mesmo, estou pensando em juntar uns 10 artigos antigos de meu blog e transformar em um e-book.
Aparecida Rodrigues diz
Muito legal ótimas dicas Vicente, valeu.
João Henrique diz
Muito bom, gostei muito, parabéns…
Beto Ferreira diz
Caramba Vicente Sampaio, São maneiras simples mais que algumas vezes foge do nosso conhecimento, e assim acabamos tornando as coisas simples em complicadas, a na maioria da vezes de graça e já em nossas mãos…!
Mais uma daquelas dicas fantásticas, vamos fazer isso em nosso website assim que voltar de viagem, obrigado Vicente Sampaio!
Vicente Sampaio diz
Obrigado pelo comentário, Beto. Fico feliz que esteja sendo útil para o seu negócio. Abraço!
Hobberson Miranda diz
Era o que estava precisando ler. Obrigado pelos conteúdos relevantes que compartilha!
Abraço, Vicente!
Vicente Sampaio diz
Agradeço, Hobberson. Abraço e sucesso!
Wilker Costa diz
Estava justamente fazendo uma auditoria no meu blog nesses últimos dias e o seu artigo caiu como uma luva nessa tarefa.
Obrigado por compartilhar companheiro!
Edison Silva diz
Grande Vicente Sampaio
Amigo Te acompanho faz um tempão, desde o “SVO”… você demorou mais achou seu espaço em um Nicho extremamente complicado. Você assimilou rapidamente e focou no seu Site ou melhor na sua Empresa e hoje eu te vejo como um Mentor.
Para quem quer mudar de Nível, tem que achar uma Brecha no mercado e seguir um MENTOR…
PS: Vou baixar seu e-book e contribuir para divulgação (claro com sua autorização)
Parabéns e Sucesso Sempre
Vicente Sampaio diz
Fico muito lisonjeado pelo seu comentário, Edison. Obrigado por acompanhar meu trabalho. Abraço!
Juliana diz
Só conteúdo maravilhoso!!! Não consigo parar…obrigada