Guia para Recuperar um Site Penalizado pelo Google

Um dos grandes problemas que pode ocorrer em um trabalho de otimização de sites é a penalização. Ter o site punido pelo Google pode custar caro. Nesse artigo você vai entender o que é essa punição e como recuperar seu site.

Em primeiro lugar precisamos distinguir penalização de banimento.

Penalização ou punição é uma forma mais branda que o Google tem de rebaixar sites que estejam fora das suas diretrizes de boas práticas. A punição geralmente é reversível se os problemas forem corrigidos.

Alguns exemplos de penalização são:

Banimento é uma pena mais dura e mais difícil de ser revertida. Geralmente ocorre em casos mais graves de spam identificado pelo algoritmo ou pela equipe do Google.

O que iremos falar nesse post é sobre penalização, pois é algo que pode ser revertido mais facilmente e que acontece com mais frequência.

Como saber se meu site foi penalizado ou banido?

Um site banido pelo Google tende a ser removido das buscas. Para saber se seu site não está mais indexado, ou seja, não está mais no índice do Google, você pode usar o seguinte comando no Google:

site:nomedosite.com

Este é um exemplo de site indexado no Google. Nesse caso, o site não foi banido:

Nesse caso hipotético abaixo, o site não aparece no Google. Se o seu site não aparece no índice do Google, há fortes indícios dele ter sido banido.

Digo que há fortes indícios por que o seu site pode não estar indexado por outros motivos, como por exemplo, um Sitemap mal configurado, o que ocasionaria um problema de rastreamento do Google no seu site.

Nesse caso seu site não estaria banido. Simplesmente ele estaria bloqueando o acesso do Google e consequentemente não apareceria nas buscas. Por isso é importante estar atento às configurações do seu site e não mexer em algo que você não está apto.

Caso você queira entender como configurar seu site da maneira correta, recomendo acessar esse artigo.

Por que meu site foi penalizado?

Existem vários motivos que fazem com que o Google penalize um site. Abaixo eu listei os principais motivos e o detalhamento de cada um.

Superotimização de Conteúdo

A superotimização é quando há exagero na otimização de um conteúdo. Antigamente isso até funcionava e já posicionei vários sites dessa forma. Porém o Google entendeu isso como uma tentativa de manipulação e passou a dar menos prioridade a esse tipo de conteúdo e em alguns casos chegou a penalizar sites que faziam isso.

Para você entender a superotimização, eu vou dar um exemplo abaixo:

Palavra-chave em foco: como ganhar seguidores no Instagram

Título: Como ganhar seguidores no Instagram

URL: www.seusite.com/como-ganhar-seguidores-no-instagram/

Conteúdo: Saiba como ganhar seguidores no Instagram de forma rápida e simples.

Note que há uma repetição exagerada do mesmo termo em todo o conteúdo. Isso é visto com maus olhos pelo Google e o site pode vir a ser punido.

Repetição de Texto Âncora

Esse erro é bastante comum entre os desavisados. Por muito tempo foi falado que se você recebesse links de outros sites com a palavra-chave que você queria posicionar como texto âncora, você teria grandes chances de aparecer para aquela busca.

Não entendeu? Eu explico.

Texto âncora é um texto com link dentro. Como um “clique aqui”, por exemplo.

Se você recebesse muitos links com a palavra “clique aqui”, você conseguiria posicionar para esse termo. E isso acontece na prática. Basta digitar “clique aqui” no Google e verá alguns resultados interessantes:

Note que o site do Adobe não possui a palavra “clique aqui” em local algum. O que acontece nesse caso é que muitos sites estão linkando ele com o texto âncora “clique aqui”. Veja no gráfico abaixo que a maioria dos links apontando para o site da Adobe possuem o texto “clique aqui”.

Nesse caso específico, o site da Adobe não é penalizado por estar recebendo estes links de forma natural, ter uma boa autoridade, ser uma grande marca etc, mas caso você faça isso de forma artificial, você corre grandes riscos de ter seu site punido.

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Esses são dois grandes motivos pelos quais os sites são penalizados e os mais frequentes. Agora que você já entendeu porque os sites são penalizados, veja como recuperar um site que foi punido.

Recuperando um site penalizado

Quando um site é penalizado pelo Google, dizemos que ele pode estar na Sandbox. O Sandbox não é um nome oficial do Google, mas é uma teoria muito conhecida pelos profissionais de SEO que diz que o Google coloca o site em uma espécie de observação para analisar se está infringindo as boas práticas.

O Sandbox é uma espécie de quarentena, na qual o seu site vai ser avaliado para posterior penalização ou não.

Primeiro Passo – Analisar se o site foi penalizado

Como falamos anteriormente, existem alguns indícios que o site foi penalizado pelo Google, como queda brusca de posições, dificuldade de indexação e problemas para posicionar páginas, por exemplo.

Infelizmente não existe um serviço que diga com 100% de certeza que um site foi punido ou não. Existem alguns sites que fornecem esse tipo de informação, mas eu particularmente não confio totalmente.

Caso você queira testar, acesse este link.

Segundo Passo – Limpar todo e qualquer tipo de provável causa de punição

Existem vários motivos pelos quais um site pode ser penalizado. Já falamos de dois que considero mais frequentes, mas existem outros que você deve estar atento, como:

Além disso, você deve ficar atento a problemas no seu site como links quebrados, repetição exagerada de uma palavra-chave e erros de rastreamento.

Terceiro Passo – Rejeitar backlinks de Spam

Muitas vezes você pode estar recebendo links de sites de spam e nem sabe. Você pode verificar esses links dentro do seu Google Search Console.

Basta ir em Tráfego de Pesquisa > Links para seu site. Lá você verá todos os sites que estão apontando para o seu. Caso tenha algum site que você desconfie que seja malicioso, pode fazer a rejeição.

Atenção! Cuidado para não rejeitar algum link importante, pois isso pode impactar negativamente no seu posicionamento. Esteja atento na hora de fazer esse procedimento.

O Google também mostra como rejeitar links nesse artigo.

Quarto Passo – Remova páginas com “conteúdo pobre”

Alguns sites pecam pela quantidade gigantesca de páginas. O excesso de páginas não é um problema em si. O problema é quando essas páginas não agregam em nada para o usuário.

Imagine ter milhares de páginas com conteúdo mal escrito e que foi criado apenas com objetivo de aparecer no Google. Isso pode ser um problema. Pode ser, não é uma regra.

Nesse caso, eu recomendo trocar a quantidade pela qualidade.

Talvez você não saiba, mas o Google pode penalizar apenas algumas páginas do seu site ao invés do site por inteiro. Já vi casos em que o Google penalizou uma categoria do site e nenhuma página daquela categoria conseguia posicionar bem.

Nesse caso, o recomendado é excluir a categoria. Caso essa não seja uma opção viável, você deve descobrir o que causou a punição e resolver o poblema. Isso nem sempre fica claro e você precisará lembrar das última ações que você fez no seu site, pois uma delas pode ter causado essa penalização.

Quinto Passo – Pedido de reconsideração

Após todos os problemas terem sido resolvidos, você pode entrar em contato com o Google para fazer um pedido de reconsideração. O link é esse:

https://support.google.com/webmasters/answer/35843?hl=pt-BR

É importante dizer que não há garantias que o seu pedido será aceito. Pode haver casos em que ele será rejeitado. Por isso é importante resolver todos os possíveis problemas antes de enviar sua solicitação.

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